25.8.09

Conheça a trajetória política de duas possíveis candidatadas à Presidência













Ministra Dilma Rousseff e senadora Marina Silva são cotadas para 2010.
Presidente Lula já declarou que país pode ter 'presidenta'.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado, em discursos e entrevistas, que o país está pronto para ter uma presidente mulher. Em 2010, ao menos duas mulheres podem disputar à Presidência da República de acordo com articulações políticas que já começam a se formar: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a senadora Marina Silva.


Dilma, constantemente citada por Lula como “sua candidata”, pode concorrer pelo PT. No partido desde 2001, a ministra ocupou vários cargos estratégicos no governo federal – além da Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia - , mas nunca passou por uma eleição.


Em julho, em encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a ministra-chefe da Casa Civil afirmou que o Brasil está “maduro” para ter uma presidente mulher. “O Brasil poderá ter uma presidente mulher, não vejo porque o Brasil não pode ter. Teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro, e pode ter uma presidenta. A sociedade está madura para isso”, disse.


Marina, que anunciou a saída do partido nesta semana, deve filiar-se ao PV – o partido inclusive já anunciou data – e pode concorrer em 2010 pelo partido. Nesta semana, ao anunciar que deixava o PT, a senadora classificou como um "convite honroso" a proposta do PV para que ela seja candidata à Presidência da República, mas preferiu não falar da suposta candidatura antes de formalizar a filiação no novo partido.


Diferentemente de Dilma, Marina tem experiência de campanha. Foi eleita vereadora, deputada e senadora, além de ter ocupado o Ministério do Meio Ambiente por cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário