2.10.10

´haverá segundo turno ( Mérito é de Marina e não de Serra)


Lula, que demonstrou ser um estrategista político- mesmo que para isso tenha usado do seu poder de presidente- quase consegue realizar o sonhado “Plebiscito” onde Com a ida de Dilma no Primeiro Turno teoricamente seria a provação total de sua continuação no poder. Mas eis que surge uma pedra no sapato de lula; Marina. A ex-seringueira foi subestimada por muitos pseudo intelectuais de esquerda e de direita, mas Lula não esperava por essa, Marina veio como presidente alçou o PV onde ele nunca antes esteve e quebrou com tal plebiscito levando assim as eleições para o segundo turno. Sim, admito que Marina não ganhe e talvez não seja ela a ir ao segundo turno. Mas Lula/Dilma não poderá desprezar sua figura franzina nos próximos quatro anos. Parafraseando o bordão do ainda presidente lula: “ Nunca antes na historia desse pais se viu uma oposição tão inusitada”. Há a direita, por essência direita e esquerda são opositores, e ainda há a esquerda chamada “ Mais radical” como PCO, PSOL, PSTU e outros. O PT ainda vai querer os verdes como opositores? Com os resultados obtidos por Marina, e pela pedra que foi na conquista petista de ganho no primeiro turno, acho que não.

Victor Viana

4 comentários:

  1. Segundo as pesquisas CNI-Ibope, ao contrario da afirmativa do título dessa matéria, a Dilma venceria sem primeiro turno em 16 Estados.

    A intenção da campanha Marina nada mais é do que CAVAR a possibilidade de um segundo turno. Ou seja, é a nova Heloísa Helena. A mesma estratégia de 2006 que culminou no segundo turno com o pulha do Alkimin.

    Vamos falar de Marina então
    Quem é Marina, uma militante de esquerda, oriunda da escola socialista de Chico Mendes, fortalecida e criada no sindicalismo seringueiro. Uma luta em prol dos direitos trabalhistas que cutucava a questão da preservação da Amazônia.

    Hoje, a Marina, após seu enfraquecimento no governo Federal, dado por inúmeros escândalos internos para com o trato de Madeireiras e o monocultivo nas terras da amazônia, resolveu apelar contra o PT para pressionar suas posições desfavoráveis as ações do governo nessas áreas, em favor do Agro-Negócio. Sem poder dentro da coalisão de forças do Governo Lula. Se viu rebaixada ao perder o cargo de ministra e ser substituída pelo CARIOCÃO Carlos Minc. Aproveitando-se da fragilidade do caso, resolveu dar ouvidos aos gargarejos eleitoreiros do PV e iniciou uma campanha de crítica contra a ação do governo federal em relação a Amazônia e os madeireiros (que ela pouco teve ou quis ter condições de resolver quando era ministra do Meio Ambiente).

    Por consequência. Hoje Marina é candidata a presidência da república em um partido historicamente conhecido como CACHORRO DE MUDANÇAS DA DIREITA> Ou seja, um partido que sempre tentou ter espaço dentro dos interesses de direita. Mas que, por ter seu padrinho ninguém menos do que Gabeira, militante de esquerda da guerrilha contra a Ditadura, sempre foi posto de lado, como subalterno.

    A CAMPANHA DILMA Não é um projeto pessoal de ser presidente porque quer. Como rezou Heloísa Helena e hoje reza Marina na mesma cartilha. Mas um projeto de ESQUERDA.
    O PT, ao contrário do PSDB, do DEMo ou do PV, não foi um partido formado por interesses pessoais ou de notaveis > Mas de um ascenso do MOVIMENTO DE MASSAS, de inúmeras classes sociais, sindicatos, movimentos sociais e religiosos que acreditaram e até hoje ACREDITAM no projeto socialista representado na Campanha DILMA presidente.

    ResponderExcluir
  2. Clovis tudo que você disse não desfaz o meu artigo: Marina se tornou uma pedra no sapato da busca pela unanimidade eleitoral. Dilma será a presidente do Brasil, e o PT agora não desprezará o PV, o engolirá se não quiser engordar sua pragmática oposição. Estou a par dos escandalos envolvendo as madeireiras, tanto quanto estou a par dos encandalos envolvendo o mensalão e o trafico de influencias na Casa Civil. O que faremos? Em quem acreditaremos?

    ResponderExcluir
  3. Vitor, não tive como intenção desacreditar a sua postagem. Pelo contrário, só questionei a candidatura Marina/PV.

    Infelizmente, temos uma conjuntura política influenciada pela fabricação de escândalos. Uns realmente incontestáveis, outros que, por falta de provas, viram pizza nas linhas dos editoriais de jornais de direita. Como no caso do Mensalão, arquivado por falta de provas e teve um único condenado sem julgamento, José Dirceu do PT.

    Nós, como idealistas de uma sociedade mais igualitária, temos de levantar a bandeira socialista independente desses casos. Não uma bandeira cega ou blindada aos fatos que permeam o cotidiano da política. Mas uma bandeia que crie condições para um futuro fortalecimento das bases de esquerda dentro da sociedade de classes brasileira. Caso contrário, se fizermos como Marina e remarmos contra a maré da esquerda, os únicos fortalecidos com tudo isso serão os velhos herdeiros da ditadura e da elite emburrecida nacional.

    Com todos os defeitos do governo Lula e da Dilma, não dá para apoiar Marina estando ela no PV que sempre foi considerado lacaio da direita. Que até hoje servem aos interesses da Elite. Um amigo costuma dizer que o PV é um partido de filhos de papai da zona sul do RJ, com dor na consciência. Por mais que levantem bandeiras sociais, nunca deixarão de ser filhos de papai e apoiar os interesses das empresas da família.

    ResponderExcluir
  4. RRsrrsrsr quem ia gostar de ouvir isso que você disse sobre o PV é o Esmael carolho, ele é amigo do sirkis e de outros maconheiros do Leblon srsrs. Mas clovis quando você fala sobre um governo de esquerda, ideologos como Plinio já consideram o PT direita, isso ficou claro nos debates. E política econômica de Lula se não foi a praticada por FHC ao menos usou as suas bases- claro que dando muito mais enfase ao mercado interno, o que nos seguro na crise- mas de qualquer forma eu não sou do PV tanto quanto não sou do PT. E acredito que há um grande avanço na democracia brasileira- por fato hoje o temido PT é a preferência nacional e ele fez coligações com siglas nunca antes imaginadas- o Pv será questão de tempo. na verdade se não me engano o PV já fez bastante coligações com o PT em candidaturas mais antigas de lula. Não foi?

    ResponderExcluir