9.3.10

Uma cronica ou artigo sei lá: Frases do Nelson Coelho!!!!

Dando seqüência as matérias, artigos, crônicas e outras peripécias. Que prometemos e
vamos cumprir sobre o escritor Nelson Coelho eu gostaria de fazer um breve comentário sobre uma particularidade de seus textos; as frases. Não qualquer frase, mas algumas frases de impacto. Acho que ele gostaria de chamar de epigrama ( Inclusive há um livro dele sobre isso, vamos depois por a lista completa de suas obras ). Não vou fazer nenhuma analise de estilo ou filosófica, vou falar de dois livros e duas frases que em diferentes épocas me mostraram um caminho novo a percorrer.

Uma das frases está no louco: “Nas Pernas do Longo Rio” e a outra está no denso: “Depois do Nada”. Eu tinha 17 anos de idade quando li o “Nas pernas...” e me lembro muito bem que tinha muitas ansiedades em relação ao futuro, coisas que queria conquistar e fazer e acontecer foi quando em parte deste delicioso livro li a frase que me acompanha nesses 11 anos dês de que o “Nas pernas...”: “ No futuro mora a morte” . Sim quanto clareza eu vislumbrei com essa frase que fora de contexto poderia ter me levado interpretações errôneas diria um critico literário....mas eu interpretei com minha intuição. E a cada situação eu a usei da melhor forma que pude e logrei êxito, acho. Não era somente eu que era louco por está frase, lembro-me que o musico Alex PP a repetia para as meninas, ganhou alguma dizendo isso rsrsrrsr....essa questão do trato, que nós ocidentais, temos com o futuro ( Que de certa forma é uma invenção ) é bem abordada pelo Nelson, acho que em todos os seus livros...
Isso foi em 1999...o tempo foi passando e derrepente em 2009 O escritor e Artista Plástico Naldo Márquez me envia pelo correio um livro chamado “Depois do Nada”, era do Nelson Coelho, eu devorei em dois dias e outra frase me caiu como uma luva: “ Quando perdemos essa vontade obsseciva de ir para o céu, sairemos do inferno.” ( A citação não é textual, estou citando de cabeça, mas o sentido é esse)...Um novo tempo, uma visão sobre a vida....

Valeu Nelson!!!!!

Victor Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário