11.9.10

Uma estátua, uma historia. ( Repostagem- não reportagem )


Ainda dando seqüência as repostagens ( já avisei para não confundirem com reportagem) da serie "Estátuas Inúteis?", hoje vamos com essa:


A estátua de hoje fica longe da Búzios que o mundo conhece. Ela não fica na Orla Bardot como a da Bridget ou a de JK, nem fica no centro da cidade ou em Geribá. Fica no Bairro da Rasa, mais exatamente no cruzeiro. È a estátua de um homem negro segurando em direção ao céu uma criança! È uma belíssima estatua. Eu disse homem negro pois não tenho certeza que seja exatamente o rei Zumbi do Palmares ( grande herói da consciência negra) e não quis dizer escravo pois a imagem do homem com a criança levantada ao céu evoca liberdade, me parece um homem que está agora liberto e feliz com seu filho,a continuação de sua liberdade. Existe muita razão dessa estatua esta nessa localidade de Búzios. Essa é uma área de descendentes de quilombolas. Geralmente os escravos vinham do Rio de Janeiro e desembarcavam na praia da Armação lá ficavam na Casa do Sino ( não existe mais) eram vistoriados por um medico, e as vezes pernoitavam na senzala lá existente. Da Casa do Sino iam para a Igreja de Sant’Anna onde eram batizados, apagando assim sua identidade africana. De volta ao navio eram levados a Ponta do Pai Vitório e dali distribuídos por toda Sesmaria de Campos Novos ( de onde Búzios fazia parte ). Então os descendentes que residem onde hoje é o bairro da Rasa é formada por descendentes de escravos que fugiram ainda no período da escravidão e formaram o quilombo e também por aqueles que migraram para cá depois da abolição. Essa parte da historia de Búzios criou um dos traços mais fortes da cultura buziana ( Búzios tem um forte movimento Afro) , mas poderia receber mais atenção dos poderes públicos, é nítido que nem todos os moradores da Rasa tem a consciência ( do centro então nem se fala ) da importância que é pertencer a um lugar com essa característica étnico cultural como o bairro da Rasa e a própria Búzios. Poderíamos deixar um pouco dos excessos em relação a Bridget e ver um pouco aquele homem livre com seu filho ( que pode ser o Brasil quem sabe? ) levantado em direção ao céu!!!!! Esaa é uma estatua que na minha opinião tem sentido. E na sua?



Victor viana

4 comentários:

  1. Passei nesse feriado por lá e registarei com fotos da estátua pena que damos tão pouco importância a nossa historia ,lamentável ,fica aqui o registro e a minha indignação como Negro e Brasileiro .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Essa estátua representa a lei do ventre livre. (Infelizmente foi feita por uma artista branca e não por uma preta) Numa região da África de onde vieram os descendentes de africanos escravizados para esta parte do Brasil, quando uma criança nascia, o pai a levantava em direção do Rei Sol pedindo que protegesse a criança e, à noite, fazia o mesmo gesto pedindo proteção da Rainha Lua. Foi Dona Eva, que tem hoje 112 anos e que mora no Quilombo da Raza que explicou isso para a artista que fez a estátua.

    ResponderExcluir