7.6.11

Blog, Tabloides e a democratização da informação.











A mídia tem sido nas ultimas décadas a maior formadora de opinião do mundo. A globalização fez da imprensa uma criação de objetos para exposição, não há mais somente a noticia e sim qualquer coisa que se possa despertar o interesse do leitor ou do espectador, como diz a canção “O Papa é pop”: “Tudo que se move é um alvo, ninguém esta salvo..”, já que a “Noticia” pode ser apenas uma fotografia e basta! Neste processo acelerado e vertiginoso de criação de ícones ( leia-se celebridades putas e putos, e não artistas) tudo, como era de se esperar, descamba para o comercial, o jabá. Resultado? Jornalismo comprometido até as veias bostéricas! Pode-se dizer também; jornalismo vendido, jornalismo para encher liguiça, jornalismo de putas e putos! A internet, oh internet mãe salvadora de todos nós, pode criar e está criando um jornalismo descomprometido feito por toda a sociedade através de blogs e sites... o blog é o tablóide da web! E tablóide é algo muito bom, o jornalismo empreso carece de bons tablóides... o formato tablóide quase salvou o Jornal do Brasil, facilitou que outros jornais nascessem, o Dia já adotou o formato... O estandart, aquele modelo usado pelo Globo, vai entrar em extinção, eu estarei vivo para ver!!!! È claro que o sistema acha como capitalizar em tudo e as megas empresas da comunicação já estão há muito tempo usando a net, e agora cada dia mais com força investindo nos blogs. Esses dias saiu no “O Globo” a grande noticia: “ Os estagiários do Globo agora tem um blog!”, que porra é essa? Será que As organizações Globo estão achando que há algum pioneirismo nisso? Merda, o Globo está atrasado pra cacete! Estagiários de outros jornais já tem blog há um tempão , professores como o Professor PC ( Do Blog do professor PC ) já incentivam seus alunos há a séculos a terem seus blogs. O blog e o tablóide são duas fortes ferramentas sociais de nossos tempos... o tablóide pode estar mais atento e aprofundado na esfera local da sociedade e o blog levando isso para o mundo! Um jornalismo livre se forma e ganha força, veja-se o amplo conhecimento de Cuba internamente que tem sido feito por yoni ... com seu “geracione Y”, ganhou premio espanhol, incomodou Fidel que não permitiu que ela saísse de Cuba para receber o premio. O blog “O Curinga de Búzios” nasceu assim com esse objetivo de fazer uma informação sem chateação e sem rabo preso com filhos da puta. Quando falo de jornalismo vendido de forma alguma estou criticando a importância dos anunciantes! O anuncio em um jornal é um meio de sustento comercial legitimo da imprensa, menos quando o veiculo de imprensa é publico ou de ONGs. Quanto critico a forma vendida de alguns veículos se trata da venda da verdade e da ética como mercadoria, essa venda está no próprio cerne da matéria ou do artigo e não nas logomarcas dos que pagam para ter suas marca exposta em um jornal que julgam dar retorno financeiro a seus negócios. Quanto mais propaganda de origem privada tem um jornal menos fica na mão do governo, não precisa ficar bajulando políticas vagabundas de governos vagabundos ( redundância mesmo). Mas há de se dar a devida separação das coisas. Você pode anunciar no meu jornal, a propaganda é sua...você pode dizer que o seu refrigerante é bom na propaganda que você pagou para ter, com sua marca oficial, em meu jornal ou blog, mas se seu refrigerante der dor de barriga na população nós falaremos de você sim! Minimizando um pouco tão profundo assunto, isso é jornalismo livre ! Está cansado? Venha a mim!
( Risos... parece propaganda de evangélico) O Curinga de Búzios quer interagir com você . Participe deste movimento da informação sem chateação!

Victor Viana @VianaBuzios 
Jornalista, filosofo e tricolor de coração.
victorpintoviana@hotmail.com ocuringadebuzios@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário