8.11.11

A misteriosa Saco Fora. Onde era? ( Por Macaco Martelo; aquele que se cansou de ser prego )



Em um passado remoto, quando Búzios ainda não era emancipada existiu um bairro; uma rua, umas duas ou três ruas, algumas casas. - não se sabe, se perdeu na história - um lugar chamado Saco Fora.  Quando desci a Serra das Emerências para morar na Península já  não existia mais esse lugar. Na verdade, assim com Atlântida, não se sabe ao certo se existiu.

Alguns dizem que é onde Hoje é o bairro de São José, outros que é entre a Cem Braças e Tucuns...alguns dizem que é mais ou menos ali e outros que á mais ou  menos aqui. A mítica Saco Fora pode ter existido em universo paralelo. Possa ser um restolho de lembrança, um lampejo de percepção de uma Búzios que existiu e que parecia que daria certo.  Talvez Saco Fora seja a Búzios que encheu o saco de tanta  gente sugando sua beleza e cansando suas areias de praia e assim resolveu dar o fora; saco fora!

Sei que o texto pode estar meio confuso, mas não é fácil escrever sobre mundos que não existem mais ou que nunca existiram; por que também há os que defendam a tese de que assim como Saco Fora e Atlântida, Búzios - essa que faz nosso coração acelerar e que não tem tempo e nem espaço- nunca existiu.

Macaco Martelo, meu filosofante hoje.

6 comentários:

  1. Saco de Fora:
    https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/os-dois-assassinatos-que-deram-inicio-ao-grupo-de-exterminio-scuderie-le-cocq-ha-55-anos.html

    ResponderExcluir
  2. Saco de Fora existiu SIM! Por várias vezes visitei esse lugar! 40 anos atrás!

    ResponderExcluir
  3. Claro que existiu: jogamos muita bola em saco fora, íamos de Arraial jogar com o time de lá, fica onde é hoje o hospital, todo aquele entorno é saco fora. foi lá que "cara de cavalo" foi morto, vocês vão insistir também que esse também não existiu, que "Bardot" não fez uma live em Búzios, e a mini série Angela Diniz matou Doca street, não foi ao ar, devido a pandemia, parem de inventar coisas que me disseram a 40 anos, esse tempo de saco fora são 60 anos ou mais.

    ResponderExcluir
  4. jogamos muita bola em saco fora, nosso time de Arraial jogava contra o time deles, isso 60 anos atras, parem com esse disse me disse, saco fora é todo o entorno onde hoje fica localizado o hospital municipal tem muito falastrão que chegou em Búzios nos anos 80/90, acha que tá podendo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou cria de saco fora , mas conhecida bairro das sete lâmpadas.

    ResponderExcluir
  6. Em 1992, me hospedei em Saco Fora no Residencial Iglo in. Ele ficava há 3 km da estrada que liga Cabo Frio a Búzios. Era só mato e estrada de terra, sem iluminação, sem transporte, mais para quem tem dúvida, o local existia.

    ResponderExcluir