27.11.11

O Funk Carioca é polemico. Confiram opiniões diversas sobre o maior movimento cultural brasileiro, depois do samba. O preconceito ainda predomina.


Você considera funk carioca movimento cultural? Por quê?Opiniões retiradas do Yahoo Respostas ) 

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

NÃO!
O funk cantado nas favelas é da pior qualidade, se é que podemos chamar aquilo de música e muito menos cultura. É puramente apologia a criminalidade, a promiscuidade, a vulgarização e rebaixamento da mulher como meramente produto sexual e sinômimos entre mulher e cachorra e outros animais. Quem é que financia o funk?
Sei que muitos que ouvem o funk na favela tem ele como sua base cultural, por ser produzido lá e muitos desses ¨cantores¨ acabam ganhando espaço na mídia e isso para a maioria daquela juventude é uma referência e vê no funk uma identificação e possibilidade de crescer dentro desse movimento por ser do meio deles tb uma forma de divertimento e essas pessoas muitas vezes são discriminadas por serem da favela e muitos deles acham que o melhor é viver entre eles mesmos do que vir para o asfalto. Muitos têm baixa escolaridade, são marginalizados pela nossa sociedade, são rotulados. O poder público, por sua vez vira a cara para essa população, em todos os sentidos. Só ouço falar da favela quando é refente a violência ou alguma Ong fazendo serviços que deveriam ser de responsabilidade do governo e nada mais, com isso os jovens se tornam alvos facéis para qq tipo de manipulação..
E o funk ganhou o asfalto -assim como moradores da favela diz- O povo daqui do asfalto só está interessado em balançar a bun.da e usar e abusar da sensualidade, só isso.
Já ouvi funk tipo-¨Era só mais um Silva... e outras desse gênero que são até legais,são antigas e passam a mensagem que deveria ser o funk de favela e não esse lixo, que além de irritante não respeitam o horário de silêncio.
Não venham me dizer que letras tipo: ¨bota na boca, bota na cara, bota onde quiser e tá gostoso... ou 69, frango assado de ladinho a gente gosta.....
Para mim Tati Quebra Barraco e Mr. Catra são os piores!

Não sou contra o Funk por ser da favela ou de negro, sou contra a baixaria dessa coisa que chamam de funk
O samba, o jazz, a capoeira, entre outros são provindas do negro mesmo tendo influências diversas e vejo como altíssimos símbolos da nossa cultura e funk é totalmente fora do contexto!

Olha o Mr. Catra fez com a música: uma tarde em Itapuã

Bossa Nova
tirou meu calçao d banho
fez bikinho pra mamaar
meu fico deste tamanho
nao deu nem pra acreditar
e a gata mamava sorrindo..que lindo!
e eu pedi mais um pouco
e o bagulho explodinho
é uma coisa d loucoo..eh bom!

Uma mamada de manhã
Halls com sabor de hortelã
pra relaxar dar no "kan"
no natural d Amsterdã!

Onde isso é cultura?! com letras desse tipo ainda querem dizer que é movimento cultural?A verdade é que tem muita gente ganhando uma alta grana com isso! RÁ

beijokas
  • 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
não acho que funk seja cultura! ¨A definição mais simples de cultura é que é composta de tudo o que simbólico que aprendemos.
Toda a cultura é aprendida, mas nem tudo o que é aprendido é cultura¨Phil Bartle
Balançar a bunda como se fosse tran.sar e xingamentos não fazem parte de cultura!

Outras Respostas (19)

  • Sim. O funk apesar de ter pontos míseros de construção de letras, não deixa de ser cultura, quando digo cultura, não é algo que irá agregar valores dentro de mim ou de você, ou de qualquer outra pessoa. Digo cultura apenas no sentido de um grupo de pessoas, de uma comunidade, se identificarem com a música, e muitas delas, agradam e fazem com que seu público alvo se identifique com as letras. Moral da história, um funk que diz sobre favelas, por exemplo, traz na letra a cultura e o modo de vida dos habitantes, dessa forma as pessoas que ali vivem se identificam.
    Funk, paulista ou carioca, seria melhor se nem existisse, mas como existe, traz a cultura deles, bem representado isso foi no filme "Tropa de Elite", onde aconteciam bailes funks com letras que falavam de favela, de assassinatos e a guerra traficante, versus policiais. Apesar de ruim, não deixa de ser uma maneira de demonstrar o modo de vida em que aquele determinado segmento vive no dia-a-dia.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • Eu acredito q seja...apesar de sofrer tanto preconceito por ser oriundo das favelas.Eu particularmente nao gosto da musica,mas a respeito e reconheco como movimento cultural.Para mim é a maneira q as popoluçoes do morro encontraram para se expressar,se divertir e conseguir fazer com q o resto do Brasil ouça suas vozes.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Segundo a wikipédia é: "Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho. "
    Com esta definição...eu digo que concordo que seja um movimento cultural.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • O FUNK SEJA ELE QUAL FOR, CARIOCA PAULISTA, MINEIRO OU OUTRO...PRA MIM NÃO PASSA DE SENVERGONHICE...AGENTE VE TANTAS PESSOAS FREQUENTANDO ISSO...QUE SE VOCE PERGUNTAR QUEM GOSTA DA MELODIA DO FUNK, QUASE NINGUEM VAI DIZER SIM..MAS SE PERGUNTAR QUEM GOSTA DAS MULHERES VAGABUNDAS 100% VAI DIZER O (SIM)....ISSO PROVA QUE O FUNK ATRAI MULTIDOES DEVIDO A DANÇAS EROTICAS E NÃO PELO SOM EM SI...PRA MIM ISSO É UMA DROGA...
    • 3 pessoas avaliaram como boa
  • Não. O pessoal ainda quer defender o funk, dizendo que é cultura, mas put* *****, só falam em *****, de rebolar o **, enfiar o *** no ** da mulher...
    • 4 pessoas avaliaram como boa
  • cultura assassina... assassinou o Tim Lopes, assassina a lingua portuguesa,tenta assassinar a musica instrumental e os bons costumes...
    1 ode a putari@....isso é funk carioca...é créééúuu
    • 2 anos atrás


      LEIA TAMBÉM: 

Um comentário:

  1. quando fazemos exames de fezes - aquilo também é "cultura".

    ResponderExcluir