18.3.10

Navios atracados...Turismo de qualidade?...Muito barulho por nada!




Todas a vezes que se fala dos tais impactos ambientais a que a península de Búzios está sujeita com as ancoragens quase que semanais e até vezes ao dia dos navios transatlânticos o Secretario de Turismo e outros setores da prefeitura de búzios vociferam números de não sei quantos milhões estão sendo gastos aqui quando a gente toda desce dos barcos. Sim, eles estão revirando o fundo do mar, pois estão muito perto da praia, sim eles já deixaram vazar milhares de litros de cocô em nossa costa, sim estão vindo agarrados em seus cascos siris e outros moluscos que não fazem parte da fauna marinha nativa ( Não se sabe ainda que tipo de impacto isso poderá causar no futuro). Mas, alguns já haviam alertado, que isso não era turismo de qualidade...
No inicio deste mês um desses navios ficou atracado na praia da Armação, ninguém podia descer, o barco estava contaminado com uma virose, se descem infectam a cidade, pois o centro é um ovo e a somos uma pequenina península, onde os ventos cortam a cidade de um lado a outro...a virose se espalharia rapidamente. Mas mesmo com a medida de segurança tomada, muitos buzianos estavam apresentando sinais desta virose. Onde búzios quer chegar? O que queremos ser depois de 14 anos de emancipação, onde já ouço moradores nativos dizendo que preferiam a falta de água, luz do que o caos de hoje. Há quem tenha até saudade dos porcos que andavam pela luxuosa rua das pedras, quando ela nem tinha pedra.


Victor Viana



Confira noticia do Estadão sobre o assunto:

Navio é retido em Búzios RJ- depois de 200 pássageiros passarem mal

Um cruzeiro foi retido ontem em Búzios, na Região dos Lagos fluminense, depois que quase 200 pessoas a bordo apresentaram sintomas de vômito e diarreia. Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nenhum dos passageiros ou tripulantes poderá desembarcar até que seja determinada a causa dos sintomas gastrointestinais. Os médicos a bordo prestaram socorro aos doentes.



O navio Vision of The Seas, da empresa Royal Caribbean International, viajava com quase 2 mil passageiros e mais de 700 tripulantes. A Anvisa foi notificada pela própria empresa do surto, iniciado ontem. O cruzeiro deixou Santos, no litoral paulista, na segunda-feira e tinha escalas programadas em Búzios e Ilhabela. O retorno a Santos estava previsto para amanhã, mas não há previsão para a saída de Búzios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário