27.10.10

Baleia Jubarte encalhada na Praia de Geribá em Búzios. O Face Book se torna portal de noticias em Búzios.


Foto 1: de Sylvana Graça- fotografa- mostra bombeiros e voluntarios molhando a baleia para que não sofra com a exposição ao sol.

Foto2: Marcia Bispo - blogueira- mostra navio reboque da Marinha vindo em resgate a baleia, sem exito.

Foto 3: Celina Maria Franco - - mostra buzianos envolvidos no resgate.



O Face Book se transformou no principal portal de noticias de Búzios nesses quase três dias em que um filhote de baleias Jubarte se encontra encalhado na Praia de Geribá. Vários moradores do balneário estão empenhados como voluntários, entre eles blogueiros, surfistas, pescadores, fotógrafos e de mais pessoas que mantém pagina na principal Rede social do mundo. As noticias – muitas vezes acompanhadas de fotos- estão sendo atualizadas constantemente.
A baleia encalhada em Búzios dês de segunda feira até o momento, mesmo com todas as tentativas para salva-la, não conseguiu voltar a alto mar. as estratégias para salvar o bebe de Jubarte em Búzios retoma hoje as 4 da manhã, segundo informa a fotografa Sylvana Graça- umas das mais envolvidas na ação- via Face Book. Enquanto o resgate não acontece, bombeiros, biólogos e dezenas de voluntários se revezam para cuidar da baleia. Eles mantém o animal molhado com ajuda de mangueiras e grandes pedaços de pano. Se a operação com o rebocador der certo, o animal será levado para além da arrebentação, de forma a evitar que encalhe em outros bancos de areia. Não é uma surpresa que o filhote de Jubarte esteja encalhado, visto que com esse caso de búzios já se somam 90 baleias nesta situação em todo o litoral brasileiro no ano de 2010. Os cientistas não sabem o por que do fenômeno.

Victor Viana

2 comentários:

  1. coitada da baleia foi parar num lugar triste , acho que buzios odeia baleia

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto assim. Os buzianos demonstraram uma vontade imensa de salvar aquela baleia. Mas as instituições envolvidas demonstraram total despreparo para isso. Foi um recibo de incompetência publica. Mas o povo de Búzios foi Heróico!

    ResponderExcluir