5.8.09

A MPB MORREU! MAS QUE DIABOS AFINAL É MPB?











Um grupo de luminares da Musica Brasileira contando até com Chico Buarque, tem proclamado aos quatro ventos que o conceito de canção como conhecemos está no fim. Em um ponto mais especial a canção brasileira estaria para morrer a qualquer momento.

Caetano Veloso disse em seu blog, que foi altamente visitado ( agora tá parado) , e ao JB - antes desse morrer como impresso- que não acredita na morte da canção. Que na verdade só esta mudando a forma como a canção chega as pessoas. Pensando no que Chico e outros disseram e no que disse Caetano, a impressão que se tem é que não estão falando do mesmo assunto. Mas podemos tirar as nossas próprias conclusões em relação a musica popular brasileira. Olha, no caso de Chico, realmente qualquer anuncio de um novo álbum causa o ambiente de espera igual a do anuncio de um novo livro de Gabriel Garcia Márquez! Em Caetano temos uma seqüência veloz, como o mundo de hoje, e irregular de ditas experimentações musicais. Agora Caetano faz releituras do Rock, não de canções de rock, mas do próprio Rock como canção. Mas sinceramente, não apresenta nada de novo, o que não quer dizer que seja ruim, mas tem um pouco de Los Hermanos e Radiohead..

É evidente que a forma da musica chegar as pessoas mudou, a sociedade escolheu não pagar mais pela musica...não é mais pirataria...o mercado já se adaptou a revolução causada pela Internet. Então Caetano não disse nada. Chico fala de fim da canção. Mas vamos então focar somente na canção brasileira. Fim da canção ( ou música se preferirem ), mas que musica brasileira? Há tempos vem se tratando a musica brasileira como um bloco, um monólito. Ela não é, e nunca foi, assim. Se não me engano, e posso estar enganado, MPB é uma sigla que surgiu nos famosos festivais da canção lá na década de 70. Mas vamos analisar o que diz a sigla? O M é para dizer que é musica e não outra coisa (podia ser barulho ou sei lá ), o P é para dizer que é popular não é erudita
( Precisava?), e B é para classificar que é do Brasil e não do EUA ou do Japão, ou da Índia.

 Mas a MPB do Paulinho da Viola é samba do bom, a MPB do Chico Buarque é uma riqueza melódica e harmonia que se estende por todo o cancioneiro popular, inclusive representa muito bem o samba, e tem até jazz e rock! Então por que a partir da década de 90, com o surgimento de novas figuras no cenário musical, pós Rock 80, se rotulou que o que Adriana Calcanhoto e Mariza Monte, que são interpretes e compositoras, é MPB e o que fez e faz Zeca Pagodinho ou Martinho da Vila ou até mesmo Zezé de Camargo e Luciano ( Arg! ) é samba ou sertanejo? A MPB não é um movimento, não é um ritmo...a MPB é só uma sigla! Siglas morrem? E se morrerem o que importa?


OBS: Esse artigo não está terminado, espera a sua contribuição. Comente e postaremos seus comentários abaixo desse mesmo texto.


Victor Viana: com inveja de Esmael carolho, se metendo a fazer critica musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário