21.8.09

Mercadante já se prepara para discursar da tribuna do Senado, diz assessoria
















Senador anunciou que deixaria liderança do PT após racha no partido.
Divisão foi criada com arquivamento de ações contra José Sarney.


A assessoria do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), confirmou ao G1 na manhã desta sexta-feira (21) que o senador deve fazer seu pronunciamento sobre a possível saída da liderança do partido por volta das 9h. Na noite desta quinta-feira (20), o petista passou três horas conversando com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai utilizar a tribuna do Senado para comunicar sua decisão no começo da manhã para atender a um pedido do colega, Eduardo Suplicy (PT-SP), que tem voo marcado para o final da manhã e solicitou a antecipação do pronunciamento.





















Mercadante havia divulgado no serviço de microblog Twitter por volta das 12h desta quinta que renunciaria ao cargo ainda durante a tarde após o racha criado na bancada com o arquivamento das 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. Porém, duas horas depois, o senador anunciou, também no microblog, que o presidente gostaria de conversar com ele antes do pronunciamento, que acabou sendo adiado para esta sexta (21).

A reunião entre Mercadante e Lula, que ocorreu no Palácio da Alvorada teve a participação do presidente nacional do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini (SP). Os dois deixaram a residência oficial da presidência no começo da madrugada desta sexta-feira (21) sem falar com a imprensa.



Conselho de Ética

Na terça-feira (18), o senador já havia ameaçado deixar o cargo se fossem indicados senadores pró-Sarney para as vagas de suplente que o bloco liderado por ele teria direito a indicar ao Conselho de Ética. Mas na quarta (19), ele reavaliou a decisão. “Minha vontade verdadeira era sair da liderança do PT, mas não vou contribuir para agravar a crise da bancada”, disse Mercadante.


As declarações de Mercadante foram dadas na presença de outros seis senadores da bancada, inclusive João Pedro (PT-AM), que votou a favor de Sarney. Os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvatti (PT-SC), que também apoiaram o peemedebista no Conselho de Ética, não apareceram na reunião convocada por Mercadante. João Pedro fez questão de dizer que a posição seguida era a do partido e não necessariamente a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR), que anunciou que vai deixar a sigla, também não foram à reunião. Mercadante, inclusive, lamentou a saída dos colegas do PT.


Para Mercadante, o resultado no Conselho de Ética não encerra a crise no Senado. “Essa decisão não resolve a crise. O Senado vai ter que aprofundar as investigações e aprofundar as reformas.”


O líder do PT afirmou que os senadores que votaram a favor de Sarney foram constrangidos pela direção partidária após a nota do presidente do PT, Ricardo Berzoini, defendendo o arquivamento. “Os senadores votaram por uma decisão partidária. Fizeram contra a vontade própria. Fizeram constrangidos.”

2 comentários:

  1. Paulo- estranho mercadande ser comportar como sendo a ultima agulha do palheiro

    muito estranho...

    ResponderExcluir
  2. Oportunista !!!


    Rogerio blogueiro.

    na minha opinião se aproveita da visibilidade da situação pr aparecer

    ResponderExcluir