12.7.09

O curinga de Búzios entrevista Victor Viana.







Esta é uma entrevista para que o leitor do curinga conheça um pouco das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do Blog e conheça um pouco deste projeto o jornal Curinga de Búzios, que esta no forno assim começamos a criar uma historia, fazendo o leitor conhecer mais a história do nascimento do blog e do Jornal.
espero que os leitores do Curinga curtão esta entrevista, com esta grande pessoa.








Ola Victor em que momento de sua vida você decidiu criar o Blog, e porque?
(Raquel nascimento)

Eu já tinha outros blogs. Estava na faculdade e escrevia para alguns jornais e queria montar um jornal para circular na minha região. Minha esposa me deu a idéia de começar pelo blog.




Este nome curinga de Búzios, qual a historia deste nome? (PC chips)

O nome do blog era O sambaqui (são montes de conchas deixadas por habitantes pré-históricos da região dos Lagos.
Mas eu sou dês da adolescência fascinado pela personagem Curinga (tenho uma coleção de curingas de baralho junto com meu irmão mais novo ). Sou fascinado pelos significados filosóficos que envolvem esse personagem. E o fato de ele ser de Búzios, eu morava em Búzios em tão ele tinha que ser de Búzios. Mas também, Búzios é uma península é a região dos Lagos indo em direção ao atlântico, ganhando o mundo. O nome vem dessa bagunça que são os meus pensamentos.





Conte um pouco ar respeito do movimento cultural que você , Naldo Marques, Alex pinto, Luizinho e Árido Guimarães fundaram. Foi com que intuito vocês criaram este movimento?( Ismael carolho)

Esse movimento foi um dos momentos mais felizes da minha juventude! Fundamos ele com o objetivo de revolucionar a o momento cultural da época rsrsrs. Eu não to brincando, éramos adolescentes e adolescentes tem essa ousadia, que ainda procuro cultivar em mim. E sinceramente o movimento traz muita inovação às artes. Não se pode esquecer que ha também nesse movimento contribuições filosóficas a dar também.




Você e Naldo têm o intuito de ressuscitar este movimento? Tendo em vista hoje os meios e facilidades que a internet vai proporcionar ao movimento.
(PC Chips)

Eu não acho que vamos ressuscitar o movimento, porque ele não morreu. Mesmo que não tenha ficado conhecido como queríamos ele existiu, tem um lugar no tempo e no espaço. Material foi produzido a partir dele, e todos os envolvidos estão vivos. Com os meios que temos hoje o que queremos e fazê-lo mais conhecido, para mais pessoas possam também usufruir dele.





Diga-me o que ficou de bom e de Ruim deste movimento cultural idealizado por vocês, em sua vida. (Ismael carolho)


Porra, primeiramente amizade dos caras, isso a gente carrega para a vida toda. Depois vem uma diferença na minha forma de escrever, sou original e o Naldo e Arildo também. O que pensamos, mesmo que em menor ou maior grau, ainda usamos no que escrevemos. Os livros que fiz estão aqui e os passos são tão claros e simples que posso produzir mais literatura seguindo-os sem problemas. Quem não conhece precisam conhecer A Nova Ordem, que é bom lembrar que esse movimento tinha outro nome alem desse. Arildo gostava de chamá-lo de Cais dos 18 afogados ( sabe Deus lá porque ) e Alex e Luizinho chamavam de Li terapeutas ( cafonérrimo ) , foi eu e o Naldo que na hora de redigir o manifesto fomos na capa e colocamos Nova Ordem e o sub titulo quer pode nascer da desordem.




Fale um pouco ar respeito deste jornal que esta no forno, o Curinga de Búzios.
( Inácio bernabeu)

Esse jornal é meu grande sonho que o Naldo está embarcando comigo! Vai ser a continuação do blog em outra mídia. Não vai ser o fim do blog ou transformar o blog em uma espécie dele, não, vai ser a continuação do blog. Com certeza é um jornal que circulará na Região dos Lagos e que poderá ser adquirido por assinaturas! Estamos trabalhando para sair o quanto antes.










Quais municípios o curinga de Búzios vai cobrir com seu Jornalismo?
( Raquel nascimento)


Como disse pretendemos fazê-lo circular por toda a Região dos Lagos, mas Búzios (é claro), Tamoios, Barra de São João e Rio das Ostras são o alvo principal.


Que estilo terá? Seria algo a definir ou com o tempo o jornal vai ganhando forma?
( PC chips)


Vai seguir a linha do que o blog tem feito, é claro que há diferenças do que e da forma que se escreve na web e da forma que se escreve no papel...estamos sempre evoluindo e assim será com O Jornal também.




O jornal vai nascer com que característica? Qual vai ser o estilo deste projeto, o povo poderá se beneficiar deste projeto? Como isto vai se proceder em um jornal esta interação direta com o povo, proposta por Naldo Marquez onde o povo mostra a sua queixa filmando e mostrando ao mundo o seu problema, ( Inácio Bernabel)

Claro! Para que serve um jornal se não para representar o povo? O povo é aonde o Jornal quer chegar e quer representá-lo. Queremos está lado a lado com as reivindicações do povo sofrido de nossa rica região. Essa proposta do Naldo ( que ele já aplica no blog ) será ampliada no jornal...o povo com a voz e a imagem na web para todos que lerem poderem ver a realidade, com redundância mesmo, mais real possível.





O jornalismo como conhecemos esta no fim Victor? ( Ismael carolho)


Sim. O jornalismo não chegou e nem chegará ao fim. Mas da forma que conhecemos, que é da primeira metade do século XX, já passou. Ainda tem gente que fingem não perceber, mas já passou.






Você Victor acha que o jornal vai se tornar escravo da televisão e da internet?



Ele pode correr esse risco sim. Veja sobre esse acidente aéreo, tudo que li no jornal eu já tinha visto e ouvido na noite anterior na TV, quando o Papa João Paulo II morreu foi a mesma coisa. Assim não tem jornalismo que sobreviva. Mas acredito que um novo





Você Victor e Naldo irão postar complementos das matérias no Blog “em Vídeo” posto no Jornal. Esta é uma idéia nova no meio Jornalístico? ( Raquel nascimento)



O ato de postar o vídeo de uma matéria de jornal impresso não é novo. O que vai ser novo é o jornal funcionar em função do blog e não o contrario como se dá hoje. Isso vai ser inédito!






Você Victor já pensou em ser padre e hoje tem uma família linda, conte-nos um pouco deste momento em sua vida. (Naldo Marquez)


Tenho uma profunda formação cristã. Sou ainda um cristão (sem amarras a denominações, claro que culturalmente católico isso é difícil de perder), mas quis ser padre em momento de efervescência religiosa e inquietação espiritual, que é um traço da minha personalidade, e no caminho encontrei a Camila (Que também é cristã de uma profundidade mística enorme) e me apaixonei e descobrir Deus habitando o espaço entre eu e ela (como diria o mestre Nelson Coelho ). Hoje somos casados e temos um lindo garoto de seis meses chamado Davi. A cada dia descubro a teologia do cotidiano que está na vida de uma família, Sou muito feliz como não seria se tivesse realmente me tornado parte. Essa é uma parte muito pessoal da minha vida que estou revelando aqui.



Para finalizar esta rápida entrevista eu gostaria de fazer uma cobrança em publico, cadê a minha camisa de toca de Assis? Vai fazer Dez anos heim. ( Risos). Hehehe.
( Naldo Marquez)



heheheh. Só para a galera saber, a Toca de Assis é um movimento que nasceu nos anos 90 na Igreja Católica e tinha por objetivo reviver nossos tempos o estilo de vida franciscano primitivo. Meu Irmão fez parte desse movimento por 10 anos chegando a ser consagrado como um frade da obra. Eu no principio do ingresso de meu irmão a Toca prometi ao Naldo uma blusa que eles usavam para divulgar o movimento, isso já faz 10 anos! A Toca de Búzios nem existe mais. Foi mal.



Valeu Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário