19.7.09

O Curinga de Búzios entrevista o mestre do samba Rui de carvalho.






Nesta entrevista o mestre Rui conta um pouco de sua característica pessoal de interpretar o samba e de como se tornou um artista multimídia atuando em varias áreas ao mesmo tempo veja e conheça um pouco deste artista respeitado e aclamado.



























Você participou de um CD junto com Dona Ivone Lara e Monarco, teve um convívio que foi alem da musica com eles? Percebo um estilo mais eclético quando o você. Toca samba, diferente do samba feito por eles, como o Sr. Avalia isso? (Victor Viana)

Pois é caro Victor, Na verdade foi num festival nacional chamado”Fábrica do Samba” no núcleo da UERJ, que estive mais perto desses grandes talentos do samba, onde eu participei defendendo três sambas meus que foram classificados. Um deles o samba “De bar em bar” foi incluído neste Cd que foi prometido pelo Reitor da época mas que ainda não tive o conhecimento a certeza de seu lançamento, coisas do Brasil! Rsrsrsr. Talvez a as minhas letras sejam um pouco diferente por causa de minha origem, afinal venho de Porto Velho (RO) onde até hoje faço músicas sobre a natureza e a Amazônia ai caí nas graças do samba e inspirados nesses grandes sambistas cariocas como Monarco, D, Ivone, João Nogueira, Noel e tantos outros, venho desenvolvendo esse meu lado carioca.



Rui, você tem uma carreia extensa com uma experiência vasta, e percebi uma relação sua com o mundo das artes seria um flerte ou um roby nos conte um pouco.(Naldo Marquez)

Naldo, Eu me considero um dos pioneiros na área do Designer Gráfico no Brasil. A ESDI (Escola superior de Desenho Industrial) era uma novidade e eu
Comecei com Túlio Mariante, um excelente profissional, desenvolvendo projetos de Identidade Visual do Jornal do Brasil criado pelo Sr. Aluísio Magalhães, uma referência de design no Brasil e no mundo. Até hoje trabalho
profissionalmente nessa área, criando logomarcas como a das Barcas Rio-Niterói, etc. Na verdade tanto no design como na pintura sou autodidata.
A temática das minhas pinturas são a Amazônia e já participei de inúmeras
individuais e coletivas, inclusive no exterior. Minhas pinturas foram reproduzidas em capas de Cds de Tom Jobim e Sá e & Guarabira, camisetas, cartões postais e em espetáculos de músicas com coral e orquestra, entre outra coisas. Atualmente venho desenvolvendo projetos ecológicos usando minhas pinturas e minhas músicas.



No Samba “Amor virtual” você fala com muito conhecimento de uma paixão via internet. Você está bem antenado a tudo que a Web pode oferecer a um artista, poderia falar um pouco para a gente sobre a arte antes e depois da internet? (Victor Viana)

A Internet é espetacular! Ela democratizou a informação e isso muda tudo. Agora qualquer pessoa tem voz e pode veicular seu lado artístico e suas habilidades numa boa! Quanto aos amores pela Internet, nada mais é do que os jornais tradicionais já faziam quando as pessoas colocavam pequenos anúncios sobre relacionamentos. O que mudou é que hoje a gente ta bem mais próximos das pessoas e até mesmo poderemos avaliar se é bom ou não até mesmo pelo conteúdo do papo. É claro que você pode entrar numa “furada” mas isso acontece com ou sem a Internet, rsrsrsrs




Bem você é um musico respeitado e um artista plástico muitíssimo respeitado também, arte e uma coisa só ou é possível diferenciar ambas, elas se fundem em você em um mesmo sentimento ou e necessário se desconectar de uma para produzir em auto nível.(Naldo Marquez).

Na minha opinião, as artes se fundem numa boa. Veja o cinema: Sem trilha sonora fica esquisito, sem cenário idem. Uma coisa puxa a outra. Certa vez uma pessoa chamou de multimídia, mas no sentido pejorativo. Na época a palavra multimídia era uma novidade! Ora os atores já interpretavam, dançavam, pintavam e cantavam desde o tempo da minha vó. Porque eu não posso cantar, compor, pintar e fazer design. Eu falei esse babaca só pode estar é com inveja! rsrsrsr




Rui notei um som diferente em sua musica foi intencional esta pegada digamos nova ou coincidência de um produtor ou de um momento particular seu vivido naquele momento.(Naldo Marquez)

Pois é, rsrsrs. Não tive a pretensão de fazer nada diferente. Mas acho que cada artista assume um personalidade no seu trabalho. Tenho uma amiga que me diz , Rui você canta como você fala! Rsrsrs O meu produtor, arranjador e músico Flávio Pereira deu um tom muito especial, principalmente na sua pegada no violão no Cd onde canto Noel Rosa. E olha que o instrumento dele é o contra baixo!




Conte-nos Rui, ate aonde a arte te levou em que parte do planeta foi levado pela arte e nos conte uma historia vivida nestas viagens que você gostou ou odiou.(Naldo Marquez)

Bom, fiz esposições na Alemanha, em Portugal e nas principais capitais do Brasil. Com a música, eu viajei pouco ainda. O que mais gostei é ver que esse Brasil tem um potencial de riquezas incríveis e o que mais odiei foi ver tanta pobreza e miséria.





















O que acha dessa especulação de um terceiro mandato ao presidente Lula? Victor Viana).

Boa pergunta! Rsrsrsr O Lula é inteligente demais pra cair numa furada dessa! Acredito que ele jamais aceitaria isso, mas com certeza fará seu sucessor!
Se a imprensa esperava um deslumbramento de Lula pelo poder, se deu mal. O presidente está dando a maior aula de política de verdade aos “políticos de mentira” e de economia para economistas e intelectuais de plantão. A oposição se rendeu a um presidente que consegue fazer um trabalho de relações comercias pelo mundão afora. Ta ai a China como o maior parceiro comercial do Brasil, passando os EUA. Enquanto isso, a maioria de “nossos políticos” continuam se envolvendo em falcatruas e atos secretos, como ratos de porão. É essa praga que tem que ser extinta do nosso país.
São mais de 500 anos de muitas, mamatas e falcatruas que só agora estão sendo colocadas pra fora.




Um amigo Artista plástico uma vez me revelou em uma conversa informal, que um artista vive um turbilhão de sentimentos por milésimos de segundo, você concorda com esta frase e porque? (Naldo Marquez)

Concordo, mas só não concordo com paranóia! Isso eu to fora! Rsrsrsrsr Eu garanto que Dorival Caimmy, mesmo com aquele jeitão tranqüilo tinha os seus momentos de inquietação! Rsrsrsrsr.





Um artista descansa?(Naldo Marquez)

Olha, eu sou mais o estilo de vida de Caymmi. Talvez por ser uma pessoa organizada, me sobra muito tempo ainda até porque tenho poucos compromissos. Talvez quando tiver mais, descanse menos. Mas nada vale um stress, nem mesmo por dinheiro e fama!





Ouvi a sua interpretação das canções do Noel Rosa e entre outras que já ouvi me impressionou a forma pessoal, mas que ao mesmo tempo não descaracteriza a Obra. Você tem ótima dicção e um sotaque bem carioca isso ajuda para cantar Noel? (Victor Viana)

A idéia de cantar Noel era fazer de forma mais simples, violão voz e uma pitada de ritmo, como se estivéssemos na casa de um amigo curtindo um som! Quanto à dicção é uma coisa que gosto de valorizar, mas que seja bem natural, sem exageros. Já o sotaque, eu venho adquirindo ao longo do tempo. Quando cheguei no Rio em 1968, conhecia mais baianos que cariocas e ai eu já tava até falando um pouco baianés! Rsrsrsrsr. Como Porto Velho e Manaus onde eu passei infância e adolescência, não existem sotaques muito carregados e
acabei falando carioqueis! Rsrsrsr. Mas como o Rio é uma mistura de culturas diferentes é uma mistura de expressões, ta tudo meio misturado! Mas para cantar Noel tem que baixar seu Zé! rsrsrsrsr






















Vários músicos se dizem cansados após uma turnê, de viagens longas e relatam chegar a um ponte de stress onde eles querem ficar ate um pouco afastado do instrumento isto acontece com você, como este se processa em Rui. ( Naldo Marquez)

Eu acho que viajar é muito cansativo, principalmente se não houver uma sólida estrutura de segurança e conforto. Quanto a se afastar do instrumento, eu confesso que só pego o violão para compor e muito raramente. Acabei de compor duas músicas recentemente porque foram de parcerias. Tenho ainda muitas músicas inéditas, o suficiente para gravar uns cinco Cds. Não gosto de tocar em shows porque meu violão é péssimo, só serve para eu compor e mostrar músicas para meus amigos! Rsrsrs





Sua trajetória musical começa em 1982, são então 27 anos de estrada. Como se sente com o reconhecimento dos jovens a sua musica? (Victor Viana)

Que bom que você contou, eu nem sabia disso! Rsrsrsr. É interessante que o meu primeiro LP “Enfiera” que tem uma pegada amazônica, as crianças adoram, tanto que o Espaço Cultural Tocando em Você, criou um espetáculo com coral infantil e orquestra, que vem se apresentando em teatros e outros espaços no Rio de janeiro desde 2008. As músicas deste mesmo LP, também
foram inseridas em um espetáculo teatral chamado “Canto das Criaturas” do coreógrafo Ciro Barcellos com arranjos de Ronaldo Miragaya.





Hoje! quem no mundo do samba você destacaria como revelação, cantor individual que chama a sua atenção? (Naldo Marquez)

Já se foram grande interprete de samba com João Nogueira, Roberto Ribeiro, entre outros. Mas revelação tem poucos que eu conheço. Posso citar o Diogo Nogueira que, apesar de muito novo, esta melhorando cada vez mais! Também com o DNA do pai, valha-me a santa natureza! Agora tem muita gente boa que a merda dessa mídia cretina não divulga! rsrsrsrsrsr























Gênios do samba e consagrados como Paulinho da viola entre outros reclamaram de uma alteração no samba em termos Harmônicos e melódicos reclamação esta dita por muitos no samba, da velha guarda, você acha que pequenas mudanças no samba podem descaracterizar o estilo ou ele cresce com isso. (Naldo Marquez)

Mudança para melhor sempre são bem-vindas! Sem mudanças nada evolui! É claro que tem muita coisa que muda para pior e quando cai na mesmice fica pior ainda. Acho que é isso que o Paulinho se refere. Noel e cartola mudaram
o samba com categoria, sem falar em tantos outros como Geraldo Pereira, Wilsom Batista, Paulo César Pinheiro e João Nogueira.




O Lobão disse que tocar Bossa Nova é como tocar punheta de Pau mole. O que você acha da declaração dele? (Ismael Carolho)

kkkkkkkkkkkkkk, Caro Ismael, certa vez li em um jornal que o Lobão deixou o espetáculo do João Gilberto pela metade no Tetro Municipal aqui do Rio e o reporte perguntou: - Lobão você saiu agora porque! Ele respondeu: - Eu não agüento mais o João Gilberto cantar o Pato! Rsrsrsrsrsrs. Eu acho que a Bossa nova tradicional deve se modernizar com novas interpretações e até de novos arranjos como aconteceu com a Jazz. A mídia não divulga mas já tem gente fazendo isso. Agora punheta de pau mole, só o Lobão! rsrsrsrsrsrsrsr




Rui qual será seus planos para o futuro? Tem algum novo álbum em vista.
(Naldo Marquez)

Estou desenvolvendo um projeto infantil com uma empresa chamada “Alma Brasileira”. Só posso dizer nesse momento que o tema é sobre a Amazônia. Mas gostaria de fazer um novo Noel com músicas que o público pouco conhece. Ele morreu aos 26 anos, mas deixou mais de 300 composições!




Você está preocupado com os acontecimentos políticos do pais. O Brasil tem jeito? (Victor Viana)

costumo dizer que os EUA viveu a era do faroeste e se tornou a maior potência do planeta. No Brasil, os coronéis estão acabando aos poucos. Ainda tem famílias poderosas mandando em um estado inteiro como se fossem donos de currais, verdadeiros senhores feudais! É preciso fazer uma limpeza geral a começar pela câmera e pelo o congresso, isso sem falar em outros poderes e ta ai os noticiários que não me deixam mentir. Eu confesso que nunca vi a Policia Federal e o Ministério Público trabalhar tanto. É um bom começo! Pra vc vê: O cara se candidata dizendo que vai melhorar as coisas mais básicas que são saúde, educação e transporte e ele não consegue fazer nem isso! O que se pode esperar? Desde que eu me conheço eu estou ouvindo essa charopada! Mais acredito que o povo começa a valorizar o seu voto e é por ai que o Brasil terá jeito. Não troque seu voto por uma camiseta ou uma cesta básica. Ele vale a sua vida interira!





E na área de artes plásticas você e tão bem sucedido quanto na musica? Vimos fotos sua fora do país, eram visando divulgar que área de atuação sua, musica ou artes plásticas. (Naldo Marquez)

Apesar de estar ligados nas minhas três atividades, eu procuro não misturar porque fica muito trabalhoso e é preciso ter estrutura para isso. O que divulguei fora do país foi a minha pintura porque surgiram oportunidades. Se acontecer
com a música eu farei o mesmo. Apesar de ter feito muita coisa com a pintura e a música a me considero bem sucedido pelo lado pessoal, não financeiramente! Existem muitas barreiras e muito pouco de valoriza ainda as arte no Brasil. O que existe é muita gente querendo tirar vantagens do seu trabalho e talento.





Você é um artista bem conhecido e respeitado, deixe me fazer uma pergunta meio capciosa você tem algum ressentimento neste sentido de conhecimento e divulgação de trabalho? Um artista de seu nível ainda encontra barreiras? Me fale um pouco ar respeito nobre Rui. (Naldo Marquez)

Já tive ressentimentos sim, mas agora estou mais tranqüilo! Quando tentei divulgar meu primeiro Lp nas rádios me disseram, é disco independente, nós não tocamos! Quando conseguia uma entrevista a música só tocava uma vez e ficava fora da programação. Não tinha grana pra pagar o Jabá, que foi um dos motivos das falências das gravadoras que criaram esse monstro que existe até hoje e que ela não conseguem destruir, porque foi institucionalizado! Apenas um crítico de música que não tinha “rabo” preso chamado José Domingos Rafaelli teve a coragem de colocar o meu disco entre os melhores daquele ano!
Hoje mudou um pouco porque a temos a Internet que nos dá esse espaço cada vez mais. Ela está mudando regras e comportamento, tanto as rádios, jornais e tvs, não sabem mais o que noticiar porque estão feitos baratas tontas! Rsrsrsrsrsr. Não sabem o que dizer a seus anunciantes! Rsrsrsrsrs. Só tenho certeza de uma coisa, eu tento fazer o melhor e ficar feliz com que eu faço!




O Rock ainda é encarado como um problema para o samba? Esmael Carolho (Victor Viana)

Tem rocks maravilhosos! Jackson no Pandeiro, o rei da divisão (acho que o João Gilberto aprendeu com ele) srsrsrs. É o samba-rock meu irmão...!
Claro que não gosto de alguns estilos de rock como não gosto de determinados sambas, etc, etc. Em três oportunidades estive conversando com Cazuza! Uma maravilha! E conheci a música de Cartola e pessoalmente, meu querido amigo e saudoso Nelson Cavaquinho através de minha amiga querida Beth Carvalho que sabe tudo de samba! Mais isso é minha opinião pessoal! Mas acho que não. Eu moro ao lado do Salgueiro e lá tem baile Funk, rsrsrs Porque não o Rock?


Ficamos felizes de poder contar com sua presença neste humilde espaço, valeu mestre Rui! Abraços do curinga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário