5.7.09

O curinga de Búzios entrevista Sandro Peixoto Repórter do perú molhado, confira e conheça um pouco desta figura espetacular.




O Curinga de Búzios tem o prazer de brindar nosso leitores com uma entrevista arretada. O entrevistado é o pernambucano erradicado em Búzios Sandro Peixoto. Ele é o super repórter do Peru Molhado ( Que segundo palavras de Anselmo Góis é o Ny Work Times de Búzios ). Sandro falou abertamente sobre sua antiga profissão de coveiro; suas opiniões em relação a ambientalistas buzianos e Brigit Bardott. Tocou em temas polêmicos como sua opinião sobre o Padre Ricardo Whaytt, as estatuas de Búzios, sobre o processo que sofreu ao defender publicamente o jornalista Claudio Kuck, o prazer de ler e escrever para um jornal e ainda revelou que pretende se casar de novo. Confira um pouco do pensamento e da vida de Sandro Peixoto nesta entrevista ao Curinga!








Sandro vou te fazer uma pergunta capciosa. O que você acha de Rui Borba, dono do jornal Primeira Hora, ser parte do governo de Mirinho Braga? Isso deixa o jornalismo desses quase diário comprometido? ( Victor Viana )




Deixar deixa, mas, todos fingem que não. Os jornais do interior viraram ferramentas políticas e os donos dos jornais a muito perceberam isso. Já que os políticos os usam (os jornais) para ganhar poder, também é possível o dono do jornal fazer o mesmo. Dr. Rui sempre quis entrar na política. O meio mais fácil foi abrir um jornal já que ele tinha grana, mas não tinha histórico político.



E impossível não tocar em um ponto de sua biografia. Como foi ser coveiro, o que ficou disso em sua vida e em sua profissão como repórter? ( Esmael Carolho)

Comecei trabalhar desde cedo. Minha mãe teve nove filhos (sou o primogênito) e se divorciou do meu pai. Morávamos ao lado de um cemitério, por isso, foi mais fácil começar a vida de coveiro. Ser coveiro é uma profissão como qualquer outra. Com a vantagem que nenhum cliente volta para reclamar do serviço. rsrsrsr
Em relação a minha atual profissão ajuda porque as pessoas tendem a ser mais pacientes por causa do meu passado. Meus erros são `compreendido. Quando escrevo besteira o sujeito diz: tudo bem. Ele é esforçado. Era apenas um coveiro...

Sandro em uma edição do Perú você, saindo em defesa do jornalista Claudio kuck, que Carlinhos da Marisol é o homem mau do governo de Mirinho. Como você vê atuação dele na prefeitura agora já passado alguns meses da posse dessa nova gestão em Búzios? Você sofreu represálias por essa afirmação? ( Victor Viana )


Todo governo tem seu Carlinhos Gonçalves. Lula tinha José Dirceu. É preciso ter alguém de confiança para dizer não; atacar os adversários; fazer as maldades necessárias. Carlinhos não é mal porque quer. Ele é apenas uma ferramenta de sistema. Um mal necessário. Reclamei porque ele atacou um grande jornalista (Kuck) sem motivos e sem conhecimento de causa. Não foi por corporativismo. Sobre seu trabalho no governo, acredito que esteja tudo bem, pois a cada dia ele fica mais forte.
Em relação a represálias não sofri nenhuma. Apenas fui processado civil e criminalmente por ele.


O Plano Diretor de Búzios serve para alguma coisa? ( Esmael Carolho )


O Plano Diretor de Búzios será apenas letra morta se não houver comprometimento público. É preciso que os administradores o respeitem e que a população fiscalize. Qualquer lei, até mesmo a Constituição não vale nada se não for respeitada. A aprovação do Plano Diretor de Búzios foi um grande passo para organizar o futuro da cidade. Agora ao menos já sabemos para o buraco que estamos indo.


Você se sente um cronista de Búzios? O Perú, em sua opinião, tem essa função? ( Raquel Nascimento )


Acredito que minha maior virtude como repórter seja o fato de ser pobre. Como ando a pé, sinto a cidade e seus cidadãos de uma maneira mais próxima. Por ser uma cidade pequena, em Búzios a notícia vem até você. Porém é preciso ter faro para entender o que é notícia. Nem tudo que acontece interessa ao coletivo. Não me sinto um cronista e sim um contista. Costumo dizer que não trabalho, apenas conto histórias e estórias.
Em relação ao jornal, acredito que o Perú Molhado seja mais que um simples jornal. Nesses 29 anos de existência ele se transformou numa instituição buziana. Foi nas páginas do Perú que a cidade discutiu suas mazelas nas ultimas três décadas.


Você foi entusiasta das obras do resort Breezes, mesmo com ambientalistas do calibre de Gabriel Gialluise afirmarem que a obra estava sendo construída sobre as dunas. Como você se posiciona hoje? ( Victor Viana)


O problema de certos ambientalistas é que eles são contra apenas porque são contra. Acham que todos os investidores são vampiros desmatadores. As aclamadas Dunas de Tucuns foram exterminadas pelo governo de Cabo Frio quando usou parte da areia para aterrar a estrada que liga nossas cidades. Na época, nenhum ambientalista falou nada. Nesses mais de 20 anos em que Gabriel (já que você o usou como exemplo) mora em Búzios viu surgir em Tucuns uns 20 Breezes de pobre, inúmeras invasões, inclusive sobre dunas e lagoas e nunca reclamou. Sabe como é: brigar com pobre não dá ibope.

Você morou em Tucuns, área onde está a tal obra, isso influenciou você em algum momento? (Raquel Nascimento )


Influenciou porque tive mais argumentos para defender meus pontos de vista. Conheço bem aquela área. Meu filho cresceu naquela praia, foi lá que aprendeu a andar de bicicleta. O dono da construtora Wrobel deveria ganhar uma estátua em praça pública. Somente um louco ou visionário investiria 30 milhões de reais numa área degradada e cercada imóveis em situação irregular.


Você já recebeu homenagens da câmara de vereadores de Búzios. Já foi convidado a se eleger a vereador? ( Esmael Carolho)


Essa foi a melhor pergunta: Já recebi e me sinto honrado com isso. Fui laureado com uma Moção de Repúdio pelos vereadores buzianos. Somente o vereador Adilson da Rasa votou contra a indicação. A câmara de Búzios oferece Título de Cidadão Buziano ( para quem é de fora mas tem bons serviços prestados na cidade, mas isso é tudo balela pois o tal título virou uma ação entre amigos) Medalha Bento Ribeiro Dantas( para os nativos que se destacaram de alguma maneira), Moção de Aplausos para entidades merecedoras e Moção de Repúdio para quem ousa falar a verdade. Escrevi um texto sobre um circo que foi alugado por alguns pastores evangélicos para fazer milagres a alguns vereadores evangélicos não gostaram. Sobre ser vereador, é claro que algumas pessoas já me perguntaram se não tinha vontade. Sempre respondo a mesma coisa. Não tenho votos, Não tenho como mentir para meus amigos e não acredito no sistema. Basta não!?


Sandro algumas de suas entrevistas são apontadas como polemicas. Até que ponto esta polemica esta vinculada a venda de jornal pura e simplesmente? (Naldo Marquez)


Meu texto é o texto do Perú Molhado. Acredito que não consiga trabalhar em outro jornal que não seja o Perú. Sempre sonhei ganhar a vida escrevendo. Sou um escritor frustrado. Sorte ter encontrado um jornal tão louco. Quem tem a sorte de poder escrever num jornal como o Perú tem a obrigação de dar uma conotação diferente nos fatos do dia-a-dia. Quanto mais engraçada a entrevista mais ela repercute.

Esta desavença pública sua com o padre Ricardo seria uma maneira de vender mais jornal, seria puro marketing ou a por trás destas brigas a um real interesse pelo bem da região relacionado com as festas tradicionais da cidade? (Naldo Marquez)


Nem uma coisa nem outra. O Padre Ricardo tem uma grande importância na vida católica da cidade, mas, há muito tempo ele se afastou da família católica buziana. Virou um pop star. Não interage com seus fieis e com isso a cada dia que passa os católicos diminuem na cidade. Quanto as festas, sempre lutei por elas, pois acredito que durante anos elas foram um ponto de encontra na cidade. Era nas festas de Sant`Anna e de Santa Rita que as famílias buzianas se encontravam. As festas eram menores, mas, muito mais alegres. Depois tudo ficou grandiloqüente, os palcos ficaram imensos e os shows e as barracas ficaram mais importantes que a Santa.
Um exemplo da loucura: teve um ano que o dia de Santa Rita caia numa sexta-feira. Os barraqueiros chiaram. Afinal, no dia da procissão a festa é eminentemente católica e é proibido vender bebidas alcoólicas. Pressionado o padre mudou a data da procissão. Ora, a santa era o motivo principal da festa. Foi relegada a segundo plano por causa do lucro puro e simples. Quanta contradição. Logo eu, um ateu convectivo lutando para que as tradições religiosas da cidade não acabem.
Vá entender...

Você exercendo esta função de colunista e repórter te realiza? Era um sonho trabalhar em um jornal? (Naldo Marquez)



Como respondi acima, sempre sonhei ganhar a vida escrevendo. Estou realizado e muito feliz. Afinal, trabalho num dos melhores jornais do Rio de Janeiro e ganho bem pra caramba. Se contasse a vocês quanto recebo por mês ninguém acreditaria. Trabalho em casa, de bermuda e sem camisa. Estou escrevendo nesse momento na mesa de um bar na Praça Santos Dumont, em Búzios. Tem vida melhor?

O que de bom e de ruim poderemos ter agora que o diploma universitário não é mais obrigatório para exercer a profissão de jornalista? (Naldo Marquez)


Ter um diploma sempre é bom. Não tenho porque não tive oportunidade de seguir meus estudos. Dificilmente teria diploma de jornalista. Seguiria outra profissão. Professor talvez. Escrever é para quem talento. Não será um simples diploma que vai te empregar. É preciso ser bom no que se faz, mas, reafirmando o que disse acima, o diploma é sim, muito importante. Para mim importante mesmo foi ler. Leio tudo. De revista feminina e bula de remédios. Só não leio a Caras porque não há nada para ler naquela revista, só para ver. Ser jornalista, escrever num jornal é como jogar futebol. Tem que mostrar serviço todos os dias. É preciso estar em forma. Ninguém precisa fazer curso para virar escritor, mas, uma boa faculdade ajuda muito. Sofro bastante por não ter feito uma.


Como è visto aquela construção do banheiro em forma de rocha, foi exagero, é arte ou seria frescura em mais uma tentativa da prefeitura de mostrar os seios para o turista estrangeiro? (Naldo Marquez)


O problema é que certas pessoas quando chegam ao poder querem realizar seus sonhos próprios. Aquilo foi uma loucura de Octavinho, que sempre quis impor sua marca na cidade e que ficou chateado quando nos primeiros anos de governo o também arquiteto Hélio Pellegrino foi convidado pela prefeitura para construir algumas coisas na cidade, como o Portico. Octavinho queria deixar sua marca e infelizmente deixou aquela merda que destoa de tudo.

Victor Viana que escreveu no Perú molhado critica o excesso de estatuas em búzios. Como você vê isto? Seria uma propaganda política para chamar turistas somente, ou elas fazem parte da historia e da cultura de búzios?
(Naldo Marquez)


Estátuas nunca fizeram parte da cultura da cidade. Foi uma coisa que `aconteceu`, no governo Mirinho. Naquela época, a prefeitura estava com sobras de caixa, sobrava dinheiro demais e era preciso inventar alguma coisa para gastar. Primeiro foi a Brigitte para agradar os turistas; depois os três pescadores para agradar os nativos; depois o negro da Rasa para agradar a população afro descendente; depois o pastor para agradar os crentes e depois duas crianças com um cachorro ( Praça dos Osso) porque sobrou bronze no atelier da artista Cristina Motta, criadora de todas as estátuas de Búzios.



Como você vê o culto à imagem de Bright Bardot.
(Naldo Marquez)

Uma coisa ultrapassada. Que já deu o que tinha que dar.


Você e um cara família, gosta de estar com sua família como é Sandro na intimidade ( Raquel nascimento)

Sou uma pessoa muito sozinha. Solitário até. Mas não sofro com isso. Gosto de ficar só. Sou separado e pai solteiro. Vivi com meu filho durante sete anos. Agora que ele fez 14 anos resolveu morar com a mãe no Rio. Mesmo quando morava com minha mãe junto com oito irmãos, era sozinho. Minhas idéias sempre foram pouco compreendidas na minha casa. Durmo tarde, acordo tarde. Goste de cerveja, de vinho bom, de filmes de qualidade de cozinhar e de mulher cheirosa. Adoro as mulheres, principalmente as negras. Duas coisas que detesto. Religião e gente burra. Não suporto.No momento estou querendo casar de novo.




Que eventos culturais você destacaria em Búzios, e quais você vai de Fato. ( Ismael Carolho

Evento Cultural em Búzios tem pouco. Aqui os eventos são puramente comerciais como o Festival de Cinema e o Festival de jazz e Blues- ambos organizados por empresários e que visam lucros. Nada contra. Búzios é uma cidade sem cultura. Aqui nem festa junina dá certo. Não vou a nenhuma. Aliás, só vou a trabalho.




A uma formula para ser um bom jornalista hoje? Ser polemico dizer coisas que o povo quer ouvir, por exemplo, vende jornal? Como você si situa hoje no meio jornalístico. (Naldo Marquez)


Não sei por que não sou um bom jornalista, apenas um repórter esforçado. A fórmula na verdade é simples: saber ouvir, ser honesto com os fatos, respeitar as fontes, acreditar no que faz e principalmente ler. É preciso ler para aprender a escrever. Eu, por exemplo, me sinto um simples observador que tem uma vantagem em relação aos outros observadores. Tenho um jornal a disposição para colocar minhas perspectivas.
O que vende jornal é notícia boa, bem escrita e se possível exclusiva.


Quando você esta em casa Sandro que tipo de filmes você gosta de assistir, me diga se possível quais foram os três últimos filmes que você viu? ( Ismael carolho)


Gosto de ler e de assistir filmes. Detesto filmes dublados. Não vejo nem que a vaca tussa. Lembro bem dos três últimos filmes que vi. Estômago (excelente produção do diretor Marcos Jorge) Peixe Grande (inesquecível e pela terceira) vez e O Curioso Caso de Benjamim Button.



Para terminar. O Perú entrou no Guinnes Book como o maior jornal do mundo, vocês já estiveram no JÔ, vários jornalistas elogiam o jornal, você foi a China. Você são duros como gostam de dizer no jornal ou isso é só uma brincadeira? ( Esmael Carolho )


Somos duros, porém criativos. Sou nordestino. Nasci no Recife. Não esmoreço nunca. Cresço na adversidade. Gosto de trabalhar com problemas. Nesses momentos minha criatividade ( se é que tenho alguma) aflora ainda mais. Batemos um recorde, fomos ao Jô e a China com dinheiro dos amigos. Aliás, estamos meio duros. Se alguém estiver com algum sobrando, agradeçemos...

OBS. Desculpem os erros de digitação.É complicado escrever com uma cerveja ma mão.





Para que o leitor do curinga conheça um pouco deste grande jornalista veja este vídeo que não tem nada haver com a entrevista mais por falta de fotos e carência de recursos postamos este vídeo que achamos na net dê uma olhada e conheça esta figura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário