16.7.09

Criação da CPI da Petrobras tem 'gestos de irresponsabilidade', diz Lula











O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom das críticas contra a criação da CPI da Petrobras nesta quarta-feira (15) após a cerimônia de posse do novo presidente da Embrapa. Questionado sobre as declarações da oposição no Senado de que "a CPI pode acabar em pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando, Lula respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”


Mais cedo, o presidente havia dito que no Senado só “tem gente experiente” e que os senadores sabem o que fazer. “O Senado só tem gente experiente. Vocês acham que tem algum bobo no Senado? O bobo é quem não foi eleito. Os espertos estão todos eleitos", comentou Lula.



O presidente disse ainda que há gestos de irresponsabilidade na criação da CPI, porque as investigações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo.


“O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas, porque você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União [CGU], do Ministério Público, da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Na verdade, a CPI pode ser muito interessante para quem quer fazer um carnaval. Para quem quer investigar seriamente era preciso ter um outro mecanismo”, argumentou Lula.


Lula questionou ainda o interesse da oposição na Petrobras e disse que eles queriam privatizar a empresa no governo passado. “Acontece que a Petrobras é a maior empresa brasileira, a empresa de maior projeção nacional, tem ações na Bolsa. O que a turma que queria privatizá-la ontem está hoje preocupada com a Petrobras?”, disse.


Segundo ele, sua maior preocupação não é a CPI, mas o novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal. “A minha preocupação agora não é com a CPI. A minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal e que quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias. Enquanto a oposição grita, eu trabalho”, atacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário