7.4.14

Em Búzios O AMOR mete medo!

 A Bab 2014 continua dando o que falar

Por Victor Viana

Está exposta no Shopping Number One, na Rua das Pedras, a instalação AMOR do artista carioca Noé Klabin, retratando o mitológico Ícaro, que fica na vitrine 25 do Shopping, e tem impactado os passantes, e estaria levando as crianças ao choro. A imagem de um homem caído, como morto, calçando botas e luvas de operário e ainda de asas chama a atenção e dá uma movimentada nesses dias monótonos de baixa, baixíssima, temporada nessa Búzios velha de guerra.

A Instalação faz parte do projeto de manutenção da "Bab.Bienal.Búzios" ao longo de todo o ano de 2014, e é o idealizador e curador Armando Mattos, que teve que forrar a vitrine com um tecido translúcido até a altura dos olhos adultos que deixa passar a imagem velada para evitar que as crianças voltem a se assustar, que  nos fala, "realmente aqui é um shopping e não um museu ou galeria, teremos de ter esse cuidado", explicou e filosofou um pouco mais sobre a obra de Klabin e sua visão, digamos, transgressora do amor:


"O que vemos é um trabalho de arte que nos fala sobre a banalização da vida e das relações humanas. Assim AMOR atinge seu objetivo quando converte, abruptamente, a atenção do laser consumista em atitude critica. A obra de Noé soa como espetacularização das notícias que brotam da TV e, que nos situam num mundo onde as imagens manipuladas pelos meios de comunicação e capturadas por sistemas de vigilância coletiva interferem nos códigos de conduta e no caráter dos fatos. E é aqui, em Búzios, em meio a promessa ilusória do nosso resgate, nesse habitat que se aproxima em conceito a ilha da fantasia e no qual pensávamos estar afastados das imagens, como aquela do videasta amador, que expôs ao mundo o corpo moribundo da mulher arrastada pelo asfalto, que nos deparamos com a cena proposta por AMOR. Afinal a morte e as tragédias são hoje coisas corriqueiras. Mas estamos em Búzios buscando o anestésico na promessa do paraíso perdido. E, ao encontrarmos esse anjo caído e ensanguentado rodeado pela a palavra amor encontramos-nos na direção contrária. A zona de conforto que procuramos na fuga geográfica se desfaz e somos atingidos em plena Rua das Pedras. Local proposto como território da bem aventurança, do deleite e da dolce vita que julgamos merecer ainda que nos mantenhamos omissos frente ao mundo que desmorona".
Armando ainda lembra que em determinados momentos da história a arte acaba por ter esse papel de trazer as pessoas de volta a realidade, mesmo que dura, e com isso acaba sendo rotulada de brutal e degenerada, e cita como exemplo as obras "Guernica" e "Demoiselles d'Avignon" de Pablo Picasso com suas figuras deformadas e recortadas produzidas em meio as duas grandes guerras pelo artista basco que soaram "estranhas" e muito mais graves a época do que agora.

Para os que ainda não viram e querem conferir a instalação AMOR, continua exposta no Shopping Number One, e não precisam temer o efeito da obra sob crianças porque agora está devidamente "adaptada" ao espaço com o tecido já citado e com um alerta por fora avisando que a imagem pode chocar. Mas em relação aos "efeitos" que serão causados nos adultos serão impossíveis de prever e de se impedir.

Saiba mais em .(www.noeklabin.com) https://armandomattos.wix.com/babbienal



Nenhum comentário:

Postar um comentário