26.4.14

Búzios: Turismo de pegada

Opinião do jornalista Arthur Veríssimo sobre a cidade 
Por Victor Viana 
Arthur pelas lentes de \Marcelo Lartigue 
Ao final da entrevista oficial - publicada em O Perú Molhado - vem à hora da troca de ideias, ao menos acontece quando o entrevistado é interessante como o Veríssimo, e no papear animado, junto ao meu editor Mister Lartigue, perguntamos o que nosso amigo gonzo achava do turismo e Arthur, que afirmou também curtir os pontos tradicionais do turista comum, como Arpoador, Torre Infel, Cristo Redentor.
“Búzios tem um magnetismo, mas está ficando cada vez mais difícil vir aqui, e olha que eu tenho uma filha aqui. Um voo por semana é pouco, nós paulistas, temos outro tempo que é diferente do carioca. O paulista quer chegar e já por a sunga e ir correndo para a praia, e pode ser que ele volte para Sampa no outro dia. Ele quer chegar e já se inserir na natureza, vocês cariocas já estão inseridos com a natureza, é uma relação diferente”
Mas Arthur levanta uma questão muito importante que impressiona por apontar uma saída criativa a que chamou de “turismo de pegada”.
“Eu vejo as agencias de viagens e as secretarias de turismo com muito blablá, sempre agregam o elemento Rede Globo, que é legal, eles dominam a cena brasileira, mas não é trazendo galã de novela que se vai vender uma imagem forte de Búzios. É trazendo para cá representantes, criar uma espécie de embaixadores de Búzios pelo mundo, uns cinco personagens que se tornem representantes da cidade. Pessoas de talentos diversos”.
Perguntado sobre como seria o perfil desses “representantes”, Arthur explica que se podem mesclar locais e personalidades.
“Daqui há o Bimba, por exemplo. Mas há outros como o próprio Marcelo (Lartigue), é ícone. Mas pessoas de fora como um esportista, um grande artista, eu mesmo acho que me enquadro nisso. É muito leviano não usar os talentos para representar a cidade. Imagina eu estando lá no Tibete e depois eu dizer que depois que terminar a expedição irei descansar em Búzios: Isso vai repercutir. São figuras que curtem Búzios. O Armando Ehrenfreund, grande amigo, já tentou fazer isso, a Patrícia, que é dona da Blue Marlin, já tentou fazer também. Uma figura bacana seria a Karina Oliani, uma mulher que subiu o Everest, isso tem uma peso, e ela diz que vai descansar em Búzios. Uma declaração destas tem mais força que uma propaganda de um ano na Rede Globo. Isso vale um milhão de dólares, mas os caras não pensam com frescor”.
Leia e entrevista feita por Victor Viana com Arthur Veríssimo em O Perú Molhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário