9.4.14

Búzios tem uma Virgem Maria de Cabelos ao vento!




Por Victor Viana 

Búzios lugar de múltiplas facetas. Entre um tanto de coisas que já fazem essa cidadezinha de interior ser tão metida a inventar moda. Temos um pequeno Santuário Mariano. A Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
O que me move a escrever é um desejo antigo de comentar sobre os cabelos soltos e esvoaçantes da Virgem Maria de Búzios. A imagem usual desse titulo – baseado na original da Alemanha- já foge um pouco da tradicional imagem da mãe de Jesus com seu manto e véu cobrindo toda sua cabeça, restando a mostra um pouco do rosto. A imagem original já traz os cabelos soltos. Na representação feita pelo pintor Martinolle em Búzios os cabelos da Virgem estão soltos e balançado ao vento.

 A posição de Maria não é a de uma mulher passiva, está em posição de combate. Seu rosto é feminino porem firme – mantém inclusive um certo bronzeado- desata os nós de uma corda com as mão envoltas em uma energia que aos católicos mais ortodoxos soa meio esotérica demais. Ainda se percebe o volume dos seus seios, o símbolo máximo da sexualidade feminina,  e ao mesmo tempo da maternidade. Em uma sociedade machista e hipócrita sempre se tenta desassociar essas duas facetas da mulher em especial na virgem Maria a querem mãe, mas não se pode falar de sua sexualidade, como se isso a  diminuísse. 

Quando vi esse quadro a primeira vez me impressionou a beleza do mesmo. Mas como jovem católico, ouvia a reclamação sobre os traços diferentes dessa representação da Mãe de Deus. Vim – sem planejar- morar em Búzios, e foram se passando os anos e eu fui me aproximando da “Desatanudos”, como é chamada pelos hermanos argentinos. E sua imagem diferente de cabelos soltos ao vento foi me mostrando um sinal. A posição de liberdade plena de direitos e reconhecimentos ainda a ser conquistada pelas mulheres brasileiras. Búzios, que sempre quer posar de vanguarda, já tem a sua Virgem Maria na Vanguarda. Na verdade a Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Búzios é mais condizente com a mensagem libertadora do evangelho que as imagens tradicionais de quietismo e submissão com que se retrata a lutadora e corajosa Senhora de Nazaré. Em Lucas Capítulo 1 versículos de 46 a 56 Maria Canta:

“Ele realizará proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.”
Uma visão bem diferente da Maria subordinada e sempre calada que temos em nossa imaginação, não é?


____________________________________________________________________
 Inaugurada no dia 8 de setembro de 2001 a capela já recebeu mais de um milhão de peregrinos, tendo tido importante papel econômico na cidade durante a chamada "quebradeira argentina"  ao se tornar um dos principais receptivos turísticos de Búzios. As missas acontecem aos domingos, ao meio-dia e fica na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3.333 - Geribá - Tel.: (22)2623-6530 e está aberta para visitas diariamente, das 9h às 20h. 

( O quadro traz em si diversos sinais teológicos tradicionais a iconografia Mariana, os sinais citados aqui são apenas impressões pessoais do autor do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário