23.4.14

O pôr do sol de Búzios


Uma nova onda para o turismo

Por Victor Viana

Pô do Sol na Praia de Manguinhos - Victor Viana 
Com certeza, o pôr do sol está entre um dos maiores espetáculos da natureza, mas em alguns lugares, o "show" é ainda melhor. Em Búzios, é consenso que esse momento cotidiano e, no entanto, tão especial pode ser observado em várias praias, como Azeda, Azedinha e Rasa. Porém, quem já está fora da areia, pode acompanhá-lo dos bares e restaurantes da Orla Bardot (praia da Armação) ou do Porto da Barra, em Manguinhos.
Vai soar clichê e, talvez, até gasto, mas é preciso afirmar e reafirmar nossa vocação turística e ele, o turismo, é dinâmico. Já se tornaram comum nas ruas as afirmações de que só teríamos praia e restaurantes a oferecer a quem se decide por Búzios na hora de dar uma passeada, então que busquemos novas experiências para oferecer aos nossos "patrões" (é assim que devemos ver o turista), e o pôr do sol pode ser uma boa iniciativa.
Em algumas cidades do mundo o pôr do sol, além de sua beleza por si só, passou a ser acompanhado de verdadeiros "acontecimentos" que transformam o espetáculo natural em um verdadeiro evento.

Pelo mundo  

A revista Forbes elegeu as 10 regiões do mundo onde o pôr do sol é palco para belas e grandes celebrações. Foram citados lugares como a Ilha de Oia, em Santorini, na Grécia onde além de vislumbrar o cenário da ilha, os espectadores podem ver um espetacular show de luzes, e Ibiza, na Espanha, onde na faixa de areia da badalada praia, os turistas e locais também aplaudem o espetáculo da natureza e ainda podem observar paraquedistas e shows de luzes com muitas batidas comandadas por DJs. A revista destaca a manifestação semelhante que acontece no Rio de Janeiro, onde uma multidão se junta para aplaudir o belo pôr do sol da praia do Arpoador, como também no país vizinho, Uruguai, onde uma multidão se propõe a aplaudir a bela vista do sol que começa a se esconder nas margens da praia.

Como vemos no Brasil, apenas o Rio de Janeiro ganhou destaque na publicação americana, mas outras cidades brasileiras têm investido na propaganda de seu pôr do sol, como Porto Alegre. O pôr do sol do Guaíba recebe sempre destaque nas ações turísticas da capital gaúcha e pode ser contemplado durante um chimarrão na Usina do Gasômetro, um passeio pelo Cais do Porto, uma caminhada pelo calçadão ou até mesmo flutuando no próprio lago com o famoso Cisne Branco, que realiza passeios pelas principais ilhas e happy hours a bordo. O Nordeste não poderia ficar de fora, e o pôr do sol ganhou trilha sonora em João Pessoa. Todos os dias, quando o astro-rei dá os últimos suspiros na praia fluvial do Jacaré, o saxofonista "Jurady do Sax" entoa nada menos que o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio. 

Mas famoso mesmo é o pôr do sol do Key West, onde os americanos afirmam que é o ponto onde o sol se põe na América. Milhares de pessoas são atraídas a esse verdadeiro evento, especialmente uma grande quantidade de navios. Bem mais que os dois permitidos em Búzios, ficam atracados para festejar o pôr do sol, uma verdadeira festa. Key West é uma badalada cidade gay  ( eles foram aliás, os principais responsáveis pelo "renascimento" da ilha e pela restauração de muitas casas históricas a partir dos anos 70), que fica de frente para outra ilha, a de Fidel. 

E Búzios?

Até nublado o Pôr do Sol em Búzios é magnifico - Victor Viana 
Uma movimentação nesse sentido já começa a acontecer na cidade, no Porto da Barra já se pode ver a aglomeração de pessoas no fim da tarde, em especial de sexta a domingo, fotografando o poente e batendo palmas de admiração pelo espetáculo que se forma na Praia de Manguinhos. O Bar do Gordo e o Anexo tem sido os mais procurados, assim como o Bar 77 e o Restaurante Valdivia. O anexo oferece um ambiente de lounge para seus frequentadores e foi pioneiro nesta "celebração" ao por do sol, e há alguns anos, tem a tradição de também tocar o Bolero de Ravel na hora em que o sol se põe.
Mas o pôr do sol também é destaque nos estabelecimentos da Orla Bardot, desde o badalado Bar do Zé (que está no Guia dos guias do Boni e do Amaral), o happy-hour  do Salt e o Satyricon. Na Armação o por do sol também é lindo e pode ser apreciado degustando um delicioso peixe no restaurante A Peixaria.

Quem está em busca de romantismo uma boa pedida é o pô do sol visto do Hotel Vila d'este,  um refúgio com a essência de Búzios, um lugar que preserva a autenticidade e a tradição.
A promoter e fotografa profissional, Sylvana Graça, conta que há cerca de seis anos se apaixonou pelo pôr do sol e desde então vem registrando, em especial o das praias de Búzios. Mas Sylvana também atenta para outra opção de contemplação da beleza do fim de tarde na península: Contemplar o nascer da lua nas praias da Brava, no Silk Beach Club (que já se tornou o point) e também Geribá, onde o Fishbone já é uma tradição no fim de tarde.

Matéria publicada originariamente em O Perú Molhado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário