30.11.10

Por uma Blogsfera forte na Região dos Lagos! Uma união de blogueiros em debates de idéias.


Com o advento da internet vemos crescer a força de uma forma fácil de se expressas os “blogs”. Muitos acharam que esse seria a nova forma definitiva de uma comunicação alternativa. Ai aparece o Twitter 1, mensagens rápidas e curtas. Na busca por um meio termo ainda podemos citar –ainda pouco conhecido no Brasil- o Tumblr 2 que é meio blog por dar para postar textos, fotos, links e citações de forma minimalista – como eram todos os blog no inicio- e meio Twitter por trabalhar com a ferramenta dos seguidores; seguir e ser seguido e recebendo retumblr, igual aos Retwett que leva sua mensagem cada vez mais longe. O mais revolucionário de tudo isso é a possibilidade de conectar todas essas ferramentas. Inicie testes estes dia com o Curinga e Posso postar no Tumblr de lá vai para o Twitter que joga tanto para a plataforma blogger ( a do blogspot) quanto para o Face Book. Este ultimo também merece ganhar uma atenção. O Face Book, que é maior que Orkut no mundo inteiro e logo será no Brasil também, demonstra ser uma espaço aberto para a franca propagação de informações e idéias, alem da clássica função de compartilhamento de fotos , vídeos e links alem convívio social de lazer.

1 www.twitter.com 2 www.tumblr.com

Temos assistido – como blogueiros ativamente- as discussões sobre os prós e os contras da criação de um marco regulador da imprensa - saiba mais no Bloco do Clovis http://blocodoclovis.blogspot.com/2010/11/entenda-para-que-precisamos-de-um-marco.html. No meu ponto de vista não havendo censura de conteúdo é valido como maneira de extirpar a monopolização da informação nas mãos de poucos clãs brasileiros, como a Família Sarney, Collor de Mello e Marinho, alem de outras . O interior é sempre onde mais se sofre com essa monopolização da informação. Por isso os blogs locais tem incomodado tanto. São décadas de jornais e rádios atreladas a interesses partidários e empresariais que ditam ao povo o que eles devem entender sobre a noticia. Recentemente foi abordado no blog do Willy Caolho http://blogdowillycaolho.blogspot.com/2010/11/associacao-cabofriense-de-imprensa-so.htmll a tentativa da criação de uma Associação de imprensa em Cabo Frio. Uma demonstração clara de tentativa de frear- como se fosse possível -a informação via web nesse município.

Noticiamos recentemente aqui no Curinga de Búzios a reunião entre o presidente lula e um grupo de blogueiros que tem organizado um evento anual sobre a questão. Lula inclusive demonstra desejo de fazer parte ativamente da blogsfera http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/11/lula-quer-ser-blogueiro-e-twitteiro.html

O fenômeno crescente de blogs e outros meios de comunicação na Região dos Lagos está fazendo surgir uma rede social de “plugados pensantes” dessa região. È importante expor que erradamente chamam sites de relacionamentos como o Orkut e o Face Book de Redes Sociais, quando esses são apenas ferramentas ou instrumentos que possibilitam que pessoas interajam e assim formem uma rede. A rede social é sempre pessoas. É justamente isso que nasce e pode crescer e se fortalecer na Região dos Lagos. Essas redes sociais diferem-se de Agremiações, Igrejas e Partidos por serem descentralizadas, o que não permite que seja hierárquicas. Modelos comuns de redes sócias são a família e círculos de amizades. È justamente isso que assusta a grande mídia e seus carrapatos do interior. Se não há centro, como destruir essas redes? Se elas são semelhantes a uma cadeia de neurônios? E se ramificam sem partir de algum ponto central, estão interligadas organicamente. Saiba mais sobre o assunto em http://escoladeredes.ning.com/

Como forma de fomentar essa interação criei no Facebook 3 um grupo colaborativo de participação e tema livre chamado de forma irreverente de Blogão dos Lagos http://www.facebook.com/home.php?sk=group_123708237685638&ap=1 4 , dos quais já fazem parte Naldo Marquez – blogueiro parceiro aqui no Curinga de Búzios www.curingadebuzios.blogspot.com e Editor do Elefante de cachoeiras de Macacu http://naldomarquez.blogspot.com/- Professor Luis do blog Luis do PT http://luizdopt.blogspot.com/ e Eduardo Almeida http://blogdoeduardoalmeida.blogspot.com/ alem de Zilda do blog rumos libertadores http://rumoslibertadores.blogspot.com. Esse pequeno grupo tem a função de servir como embrião de uma ferramenta – um site com plataforma gratuita- que permita agrupar todos em uma Rede Social que tenha a região dos Lagos como foco principal de interesse.

3 www.facebook.com

4 O link do Blogão dos Lagos só pode ser acessado sendo cadastrado no Face Book.

È muito importante que alem da produção de conteúdo esses “Plugados pensantes” da Região dos Lagos busquem o domínio das ferramenta s da Web para que essa Rede Cresça ainda mais. Quanto a isso cabe o emprenho de todos os envolvidos no compartilhamento de conhecimento e informação.

OBS Alargue essa discussão comentando aqui ou nos blogs citados. Você também pode continuar essa discussão em seu próprio blog ou sugeri-la a seus blogs preferidos. Pode lanças partes deste texto no twitter ou Face Book como também escrever seu próprio texto a partir deste, sem preocupação de citação de fonte.

Veja outos links sobre o assunto: http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/10/comecei-experimentacao-para-criacao-de.html

http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/10/o-poder-de-incomodar-dos-blogs-midia.html

http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/09/os-blogues-ganham-forca-na-regiao-dos.html

Victor Viana no Twitter é @VianaBuzios e siga também o blog @CuringaBuzios

4 comentários:

  1. Meu amigo Curinga! Parabéns pela postagem! Seu blog encara com muita coragem os problemas do cotidiano em nossa sociedade, tanto de Búzios, quanto de Cabo Frio e região. Sempre que você precisar, pode contar com o caolho aqui, rsrs.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto onde a brilhante ideia de interagir,de agregar.Prabéns!!!Eu fiquei bestinha por me ver incluída...rsrsrsr.Muitíssimo obrigada pela honraria.Deixo uma sugestão,para colocar a ferramenta para podermos compartilhar e espalharmos a ideia da gênese.Grande beijo no coração.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios dos dois. Eu só posso retribuir a vocês os mesmos elogios. Esse é o diferencial da blogsfera - coisa que a grande mídia tem tentado fazer desengonçadamente- a interatividade e a colaboração como foco principal, criando uma torrente de ações que não tem centro, nao obedece a hierarquias! Isso assusta aos canais de comunicação mais tradicionais. A Ferramenta ainda não foi criada, pois estaos testando as varias plataformas gratuitas oferecidas. Sempre exponho aqui o andamento dessa parte importante do processo. Convido aos interessados que colaborem também com essa procura pela plataforma mais adequada a nossa Rede Social.

    ResponderExcluir
  4. O debate está acontecendo tambem lá no Face Book: Vou colar alguns comentarios lá do Blogão dos Lagos;

    " Dei uma olhada, ja havia visto antes e percebo mudanças... bem legal, amplo, a diversificação dos temas...e a abordagem aos temas da região, divulgue bem...pode ser um canal para muitos de sua região."

    Este foi o comentario de Lacerda Ribeiro Del J, Carioca que hoje reside em POrto alegre, mas não deixa de estar ligado as questõe de sua região.

    ResponderExcluir