Recebi um email hoje a tarde dos alunos do curso de comunicação da UVA* pedindo para parar de enviar matérias (politizadas) para o email do curso.
Lembro que na época em que eu estudava comunicação na Veiga** a gente debatia de tudo, até receita da Ana Maria Braga. Não tinha essa "frescura" de só conteúdo acadêmico. Inclusive, dentro de sala de aula se falava muito sobre a política cabofriense (Alair X Marquinhos).
Acabei de contatar um dos alunos do curso e este me falou que não sabia que o email da turma de comunicação tinha "responsável". Não lembro-me de nenhuma regra por escrito impossibilitando envio de conteúdo politizado relacionado a Região dos Lagos.
Coincidentemente recebi o email depois de enviar uma matéria criticando os Jornalecus Aldeensis. Espero que, da próxima vez, a pessoa se identifique quando me enviar mais emails "não politizados".
Segue abaixo o email e minha resposta:
"Prezado,
Este espaço serve para troca de informações e conteúdos acadêmicos relacionados ao curso de comunicação social, seguindo este raciocinio e procurando preservar a todos que usufruem deste, mantém-se uma linha não politizada acerca das cidades de nossa região. Pedimos a gentileza de apenas divulgar o endereço de seu blog onde a informação possa ser pesquisada por aqueles que se interessem pela mesma. A veiculação destas informações por intermédio deste meio apenas congestiona a caixa postal e não desperta o interesse em navegar e investigar tal conteúdo.
Ainda assim agradecemos pela informação transmitida, lembrando que a simplificação da mensagem e o foco objetivo surtem muito mais efeito.
Certos de contar com sua compreensão.
Atenciosamente,
Comunicação Social"
Resposta:
Prezado sabe-se lá quem
Na época em que estudei comunicação social na Veiga de Almeida, lembro-me que o email da turma era um espaço democrático para informação quanto aos conteúdos acadêmicos e debates sobre comunicação em geral, quer fossem matérias políticas ou não.
Lembro-me que enviava constantemente debates e reflexões do Observatório da Imprensa acerca da postura da comunicação nacional e ninguém nunca reclamou. Inclusive a diretora do curso elogiou minha iniciativa de debater a veracidade da comunicação através destas matérias.
Me surpreendo agora um email sem assinatura do responsável pelo email (se é que existe responsável) falando pela maioria dos alunos do curso.
Saiba que continuarei mandando minhas matérias relacionadas ao que eu achar interessante na nossa região, e principalmente quando tiver que denunciar a postura da comunicação nas cidades da Região dos Lagos. Pois, ainda sou aluno do curso de comunicação social da Veiga de Almeida e contribui muito para o uso desse email do curso.
Se não gostar desta minha postura, me coloque como span ou lixo eletrônico. Quando eu voltar ao curso de comunicação eu reabilito.
Atenciosamente
Clovis Eduardo
*Trata-se de um email do curso para propagação de conteúdos relacionados a comunicação social.
**Tranquei o curso, mas pretendo voltar o quanto antes. Tenho saudades do curso.
Clovis Eduardo mantem o otimo blog http://blocodoclovis.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário