6.11.10

Invasão de Gambás nos telhados buzianos! Meio Ambiente e Sociedade.



Búzios passa por um relevante problema ambiental - entre outros é claro- a invasão de Gambás nos telhados das casas. Antes que alguém diga, eu mesmo digo: a culpa é de todos nós que viemos para essa península e fomos construindo onde nos permitiram- no meu caso comprei a casa já pronta em um bairro já pronto- mas sei que aqui antes era uma mata com certeza. Está chovendo enquanto escrevo, e meu telhado está com partes onde logo vazará água. Fui essa semana retirar o terceiro Gambá em um ano que estava estalado entre as telhas. Descobri pelo cheiro da urina. O que ocorreu é que dessa vez não deu pára tira-lo com facilidade como foi das outras vezes. Dessa vez tivemos que cortar telhas e rasgar a manta térmica e também despregar algumas tabuas do forro. Levei-o o mais longe possível, não posso mata-los como sei que muitos aqui fazem. No meu caso eles vem da pequena faixa de mata remanescente da Lagoa de Geribá. Mas sei que por toda península isso ocorre. Os gambás são animais com 40 a 50 centímetros de comprimento com um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada. Os gambás não vivem em grupos, mas na época da reprodução eles formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores. Mas na falta de arvores e de cada vez mais espaços verdes em Búzios eles estão escolhendo os telhados para isso. . Sendo um animal onívoro, se alimenta praticamente de tudo,como: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos (caranguejos encontrados em zonas de manguezais), anfíbios,serpentes, lagartos e aves (ovos, filhotes e adultos). Como praticamente não temos mais manguezais eles estão revirando o lixo das casas de tão chic balneário. Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias. O que faz com que seja ainda mais preocupante essa “Invasão” de Gambas, pois muitas vezes nos telhados estão famílias de Gambás estaladas. O que fazer? Já me informei e sei que em cativeiro eles vivem de 2 a 4 anos. Digo isso somente por ser uma informação. O que me levou a escrever não foi para reclamar do/com os gambás por estarem entrando em meu telhado. Escrevo para alertar que a cada dia menos área de mata temos em Búzios, as lagoas estão espremidas entre casas e o que vamos fazer? Agora são os gambás e logo serão o que? Cobras? Aves? Insetos? Lagartos?

Victor Viana no Twitter @curingabuzios

Obs: Fotos meramente ilustrativas- o caso se deu a noite e não tenho fotos do acontecido- para a postagem.

2 comentários:

  1. caro Curinga, e os pobres dos gambas, as cuicas e outrow roedores pagam o pato pelo tempo chuvoso como foi o caso acontecido comigo em que eu aluguei a minha casa para um grupo do rio e como o fim de semana prolongado foi chuvoso, logo no segundo dia os inquilinos aproveitaram a existencia de um roedor gamba, cuica para quererem o dinheiro de volta alegando que havia RATAZANAS do mal em minha casa, aleguei da existencia dos gambas e eles como queriam ir para casa pois a praia melou, disseram que estavam indo e me ameaçaram de processo caso eu não devolvesse a grana, ESTOU ESPERANDO O PROCESSO, e esta matéria com certeza servirá de prova caso se concretize o tal processo pelo fim de semana chuvoso, acho que chamarei SÃO PEDRO para fazer parte do polo passivo do processo, abraços do edurso almeida

    ResponderExcluir
  2. hahahaha desculpe-me a risada Eduardo.Mas só rindo dessas atitudes espertalhonas! Na verdade acredito que Búzios deveria expor essa questão dos Gambás e Cuicas as pessoas. Pois há veranistas e turistas matando os bichos que não tem culpa pela destruição do eco-sistema buziano. E se minha materia poder ajudar na questão desse processo - que duvido que levarão a cabo- me disponibilizo com prazer no que eu pudera ajudar. Fala Serio! Ops isso é o nome de um jornal concorrente do seu! rsrsr

    Abraços amigo

    ResponderExcluir