20.11.10

Esmael Carolho não sabe de porra nenhuma! Nada pessoal rrsrs


Espirado pela postagem de Esmael Carolho sobre os shows da festa de Búzios resolvi também opinar sobre musica. Já concordei com algumas das criticas feitas por esse samurai do Leblon, mas tenho de discordar da afirmação sobre a qualidade das bandas que ele cita no referido artigo.
Minha discordância se dá nesse ponto do artigo do Mrs Esmael Carolho: “O capital é aquele tipo de banda que nasceu para morrer. Digo daquele tipo de banda dos anos 80 que fizeram sucesso e depois acabam, ae alguns ficam falando (só para contrariar) que era uma grande banda, mas o sistema...bobagens! As melhores bandas dos ano 80 são as que não existem mais, em especial as que não tem chance de voltarem a existir. As piores bandas são as que ainda estão ae. Páralamas, Titãs, Engenheiro, Lobão, e morta-viva Legião Urbana ( uma porcaria de banda), tava esquecendo do Lulu Santos #chato. Se o Capital Inicial não tivesse inventado de voltar lá nos fins da década de 90, seria uma grande banda.”

Na verdade eu concordo somente coma afirmação feita em relação ao Capital Inicial.
Mas é loucura afirmar que não tem valor as outra bandas citadas. Na verdade ele citou os melhores faltando apenas o melhor de todos “Cazuza” alem do Barão – fase 80 inicio de 90- e Marina Lima- também 80 início de 90- eu poderia citar o Ira, mas acho que é mais alternativo.
Ágora vamos por partes

Paralamas: Power trio – que se mantém intacto como formação dês do inicio- que vai do regaee ao rock sempre com pitadas de MPB. Hebert Viana já provou seu valor como compositor, alem da batera do paralamas ser das melhores. A Voz característica do Herbert, já não é a mesma, ainda é a melhor para interpretar suas próprias musicas.

Titãs: Podem ganhar fácil um premio pelo conjunto da obra, que é bem eclética. Banda com uma quantidade de gente absurda – tinha tudo para dar errado- e que deu certo. Do famigerado Acústico MTV para cá sua qualidade caiu muito, mas o que foi produzido até a saída de Arnaldo Antunes foi simplesmente fastantico. Cabeça de Dinossauro é um dos melhores, se não for o melhor, disco de Rock brasileiro.

Engenheiros do Havaí: Banda que na verdade é o Humberto Gencinger. Toda a galera do Rock 80 do Rio, Sampa e Brasília torce o nariz para os caras. Mas eles tem seu lugar e sua importância na musica brasileira. Emplacaram vários sucessos e Humberto sempre se destacou como ótimo letrista de versos ácidos. Alem de ser um bom baixista, o líder Maximo e ‘ultimo dos moicanos “da banda vem a alguns anos dando um ar setentista ao seu som, e isso é legal.

Legião Urbana: talvez a mais popular de todas – e ela nem existe mais- as bandas brasileiras. Nunca teve o aparato técnico dos Titãs, nem o suingue do Paralamas. Mas mesmo com Dado, nos primeiros discos, não sabendo tocar guitarra o som era simples e direto; isso é bom. Nunca dá para fugir das letras do Renato Russo, em alguns casos é verdadeira poesia e em outras é letra das melhores, alem de uma voz singular incrível. É claro que tinha suas chatices e viagens, mas no geral era uma ótima banda.

Lulu Santos : Acho que por morar no Leblon O Esmael conheça bem Lulu de restaurantes, festas sei lá. Ele realmente tem um ar assim meio esnobe de Zona Sul – nunca generalizando os moradores de Zona Sul- mas isso nada tem a haver com musica. Lulu faz pop do bom e enfrentou os anos 90 – isso concordo com o Esmael, foi anos duros ´para a boa musica- como herói. No meio de tcham, sertanejos e pagodes o Lulu seguiu fazendo seu Pop sem medo. O cara é bom.

Não sou critico musical. Na verdade como diz Naldo Marquez “ Victor Viana, bom jornalista, ótimo poeta grande cara, ótimo pai e péssimo musico”. Não sei se concordo com tudo que o Naldo disse sobre mim, mas do péssimo musico assino em baixo. Mas essa é minha opinião sobre o artigo de Esmael Carolho.

Victor Viana no Twitter @Vianabuzios

Siga também nosso avatar @curingabuzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário