10.11.10

Nossa Senhora Desatadora dos Nós: Búzios tem sua Virgem Maria libertadora de cabelos soltos e ao vento!



Búzios lugar de múltiplas facetas. Entre um tanto de coisas que já fazem essa cidadezinha de interior ser tão metida a inventar moda. Temos um pequeno Santuário Mariano. A Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
O que me move a escrever é um desejo antigo de comentar sobre os cabelos soltos e esvoaçantes da Virgem Maria de Búzios. A imagem usual desse titulo – baseado na original da Alemanha- já foge um pouco da tradicional imagem da mãe de Jesus com seu manto e véu cobrindo toda sua cabeça, restando a mostra um pouco do rosto. A imagem original já traz os cabelos soltos. Na representação feita pelo pintor Martinolle em Búzios os cabelos da Virgem estão soltos e balançado ao vento. A posição de Maria não é a de uma mulher passiva, está em posição de combate. Seu rosto é feminino porem firme – mantém inclusive um certo bronzeado- desata os nós de uma corda com as mão envoltas em uma energia que aos católicos mais ortodoxos soa meio esotérico demais. Ainda se percebe o volume dos seus seios, o simbolo da sexualidade feminina  e ao mesmo tempo da maternidade. Em uma sociedade machista e hipócrita sempre se tenta desassociar essas duas facetas da mulher em especial na virgem Maria a querem mãe, mas não se pode falar de sua sexualidade, como se isso a  diminuísse. 
Quando vi esse quadro a primeira vez me impressionou a beleza do mesmo. Mas como jovem católico, ouvia a reclamação sobre os traços diferentes dessa representação da Mãe de Deus. Vim – sem planejar- morar em Búzios, e foram se passando os anos e eu fui me aproximando da “Desatanudos”, como é chamada pelos hermanos argentinos. E sua imagem diferente de cabelos soltos ao vento foi me mostrando um sinal. A posição de liberdade plena de direitos e reconhecimentos ainda a ser conquistada pelas mulheres brasileiras. Búzios que sempre quer posar de vanguarda já tem a sua Virgem Maria na Vanguarda. Na verdade a Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Búzios é mais condizente coma mensagem libertadora do evangelho que as imagens tradicionais de quietismo e submissão com que se retrata a lutadora e corajosa Senhora de Nazaré. Em Lucas Capítulo 1 vessículos de 46 a 56 Maria Canta:
“Ele realizará proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.”
Uma visão bem da Maria subordinada e sempre calada que temos em nossa imaginação.
Victor Viana

( O quadro traz em si diversos sinais teológicos tradicionais a iconografia Mariana, os sinais citados aqui são apenas impressões pessoais do autor do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário