17.7.10

Dos protestos e das amendoeiras. ( Búzios)




Nessa semana em Búzios houve uma manifestação popular – pacifica- contra a retirada de amendoeiras cinqüentenárias que estavam plantadas na Praia de Geribá. A retirada dos exemplares se deu para que pudesse ser realizada a fase final do projeto de reurbanização e revitalização do “Canto esquerdo de Geribá”, que se encontrava bem degradado. No lugar das amendoeiras a Prefeitura vai plantar espécies nativas como Pitangueiras, Ipê e até- muito bom- a Palmeira Geribá, que da nome a Praia. Os populares alegaram que as amendoeiras alem de antigas davam generosa sombra no verão. Este é um caso bem delicado que causa situações como essa em diversos lugares. As amendoeiras não são arvores nativas- vieram da Indonésia- mas se adaptaram muito bem ao Brasil. Essa adaptação fez com que elas fossem plantadas por inúmeras cidades de todo o pais, o que levou a fazerem parte da paisagem das cidades por gerações. Hoje com uma nova postura das administrações publicas em relação às preocupações ambientais, que incluem a tentativa de restaurar a flora original das regiões essas arvores são retiradas por, entre outras coisas, suas raízes serem altamente destrutivas a qualquer tipo de pavimentação, como ocorrerá na sem duvidas na futura Orla da Praia de Geribá. Processo parecido já ocorreu nas praias do Rio de Janeiro, e também houve descontentamento de parte da população. São intervenções necessárias, mas sempre traumáticas de alguma forma.

Victor Viana

Curingapédia: Jerivá é uma palmeira alta e elegante muito comum na área litorânea da Mata Atlântica. Daí a origem do nome Geribá. A praia de Geribá, com dois quilômetros


O Prefeito Mirinho Braga deu a seguinte explicação no "Blog do Lobo" sobre as ~indagações sobre seu projeto de revitalçização da Praia de Geribá.

Mirinho Braga diz:

13 julho, 2010 às 20:29
Caro Fernando Lobo,
lamentável a materia mandada pelo Maneschy, pois não relata a verdade e tenta tirar o brilho de uma obra tão importante:
1- Não tiramos 7 amendoeiras com relatado, mas sim 3 sendo q duas delas estavam podres e caindo….
2- Nunca impedimos que os pescadores colocassem seus barcos ali, muito pelo contrário…nossa relação com os pescadores é a melhor possível.
3- Derrubamos 8 velhos quiosques, que davam uma imagem de favelização do lugar e vamos padronizar os mesmos q serão usados pelas famílias dos “revoltados” pescadores.
4- O senhor Maneschy deveria mandar fotos de como era a rua dele e arredores a pouco mais de uma ano e como está agora.
5- Ele viu o galo cantar e não sabe onde! Conversou com a oposição ligada a um deputado do PMDB q pensa ser dono da Região dos Lagos…
6- Quando precisou ele conseguiu me achar…agora preferiu sair mandando emails…

Forte abraço! Mirinho Braga






Planta da nova Orla do Canto Esquerdo de Geribá

Nenhum comentário:

Postar um comentário