18.12.12

Twitter: Afinal das contas pra que serve isso?


Uma pergunta ainda em voga 

Por Victor Viana @VianaBuzios 
fonte da imagem: guanabara.info

Essa pergunta é típica de quem não usa, assim como também de quem começa a usar, o microblog. Uma das maiores asneiras ao se tentar definir o twitter está no fato de que o twitter não tem uso claro e definido. Mas é certo que ele revolucionou a forma de comunicação em um curto espaço de tempo, em especial para jornalistas e mesmo pessoas comuns que passaram a registrar fatos via celular. Pode-se falar do que quiser no twitter, desde que em 140 caracteres. Nem adianta escrever mais que isso, não funciona mesmo.

Para começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento e, para ficar mais interessante, é legal seguir seus amigos, entrando na pagina deles e clicando em follow. Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Mas é bom avisar que no inicio dá uma grande sensação de se estar escrevendo para ninguém. Mas o twitter é um site muito intuitivo e conforme se vai mexendo nele se vai entendendo sua dinâmica.
 Existem algumas coisas que já ajudam quem está começando – mesmo que o twitter já esteja rodando por ai um tempão, mas sempre tem gente boiando – quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Está também é uma forma de forçar/facilitar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem em uma pasta em separado chamada Replies.

O mais maneiro de um twitter é que é muito fácil de usar – qualquer celularzinho com uma internet baratinha dá para conectar o twitter – e essa facilidade de acessar de qualquer lugar faz com que a  maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e só depois em qualquer outra mídia social, e é claro, na mídia tradicional. O fato de só poder haver o envio de mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. Mas isso não resume o twitter.

Twittando no celular

A limitação de 140  caracteres do twitter foi criada justamente para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular – SMS-  e isso transforma o twitter numa plataforma acessível há 126 milhões de brasileiros. Com celulares mais caros e um bom plano de internet se pode mandar fotos e até vídeos.

MSN

No MSN, se é que alguém ainda usa MSN,  o twitter pode ser integrado com o instant menssengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified. Dá um pouco de trabalho, sinceramente tem que estar com muita vontade de ainda usar o MSN.

Usando o e-mail

Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.

Blog

Se você tem um blog, pode usar seus twitter como um micro blog, muitas vezes  você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazer isso no seu twitter. Basta usar qualquer um dos métodos acima. Você também pode colocar um badge _ widget – no seu blog mostrando as ultimas atualizações do seu twitter, fundindo o blog com o microblog.

Hugo Gloss e Ivete, Twitteiros mais seguidos 
Eventos.

Se você costuma participar de eventos o twitter pode ser usado para fazer a microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma ideia do que está acontecendo – com o uso de fotos enriquecerá a notícia- para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta – tag- ao evento no formato #nomedatag. Com o crescente uso da ferramenta até eventos mais populares como a virada cultural tiveram boa cobertura via twitter.

Para curiosos e exibicionistas

Se pode usar o twitter como uma espécie de Big- Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante ou são relativamente famosos.

Como postar fotos

Uma maneira simplificada de postar fotos é através do twitpic. Você informa seus usuário e senha do twitter, envia a foto que ficará hospedada no próprio twitpic, informa a mensagem que irá acompanhar a foto e ele envia sua foto e mensagem automaticamente para seu twitter. 

Victor Viana @VianaBuzios 

Victor Viana:  MTB 27666 é jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor e Problogger.  Nasceu em Cachoeiras de Macacu e reside em Búzios desde 2005. Casado, com a também jornalista Camila Raupp, é pai de dois filhos. Contatos:  victorvianajornalista@gmail.com ou 22 9837-3336 

Nenhum comentário:

Postar um comentário