12.12.12

Repol: a reportagem policial e o sensacionalismo bem dosado.


Fotos de Victor Viana 

Junto a matéria principal inclui uma suite - Cartilha...
Minha matéria sobre assalto em Búzios foi manchete no jornal diário "Noticiário dos Lagos" com sede em Cabo Frio e cobertura e circulação em três municípios.  



Repol é um jargão jornalístico para definir o setor da profissão – Reportagem + Policial. O repórter de policia não é obrigatoriamente um repórter investigativo, podem ou não utilizar técnicas de apuração do jornalismo investigativo. As reportagens policiais se ocupam em reportar os acontecimentos referentes a assaltos, crimes, condenações e demais registros policiais e judiciais que auxiliem a sociedade a ter maior consciência sobre o nível de segurança em sua região, na formação da opinião pública e nas ações governamentais a respeito desses acontecimentos.

As primeiras coberturas de Polícia surgiram por volta de meados do século XIX, nos jornais sensacionalistas da Inglaterra e dos Estados Unidos. O sensacionalismo no jornalismo policial visa, além de conquistar audiência, mobilizar a opinião e a participação popular contra 
um determinado acontecimento e seu causador. 

Aqui é um bom exemplo de uma matéria que cresceu. Já fim do dia eu tinha apenas algumas notinhas para compor um registro policial - um balanço do dia - e recebi a ligação de que essa imobiliária tinha sido assaltada. Poderia ter colocado a notícia como mais uma nota, ou poderia ter apurado por telefone apenas e feito uma pequena matéria. Mas tive o estalo de ir até o local - sai de Cabo Frio de ônibus - as pressas para chegar antes de fechar a imobiliária e colhi os depoimentos na fonte, alem de ter feito fotos. Depois fui a delegacia e consegui falar com o delegado, onde alem de seu depoimento sobre o caso me deu mais material - a cartilha - onde pude enriquecer a matéria com uma suite Mandei e no outro dia era a manchete da edição. 

Victor Viana:  MTB 27666 é jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor e Problogger.  Nasceu em Cachoeiras de Macacu e reside em Búzios desde 2005. Casado, com a também jornalista Camila Raupp, é pai de dois filhos. Contatos:  victorvianajornalista@gmail.com ou 22 9837-3336 

Nenhum comentário:

Postar um comentário