25.12.12

O texto na hora de blogar. Algumas dicas.


Não basta ter um bom conteúdo. Na hora de blogar preste atenção a forma como monta seu texto.
Antes gostaria de dar um alerta aos blogueiros que por ventura também sejam jornalistas; na Web não se agarre totalmente a técnica da pirâmide invertidaprocurem saber mais sobre a técnica da Pirâmide deitada.

A Nova forma de escrever para Web exige  PALAVRAS CURTAS, CONHECIDAS e PRECISAS!

Ex: Fim ao invés de propósito por que é mais curto.  Trabalho ao invés de Labor por que é mais conhecido. Pardal ao invés de Ave, porque é mais preciso.

As frases devem ser de preferência curtas.  Em um texto que exija mais de explicações alterne FRASES LONGA + FRASE CURTA+ FRASE LONGA e assim por diante até finalizar seu texto sem que que o corpo deste seja muito longo.

Espace os parágrafos, isso ajuda na leitura pelo computador. Valorize os dois primeiros Parágrafos ( Para jornalistas: Tem a mesma importância que um Lead para o Impresso) que as principais informações do seu texto esteja neles.

Use sempre verbos fortes  como por exemplo “Esclareceu” ao invés de “Prestou esclarecimento”.
Sua redação na internet é melhor quando há economia de palavras.  Seja breve e sucinto. Na verdade é voltar as origens do bom jornalismo; Boa Redação e boa Edição. Não dá par publicar tudo, sempre é preciso saber cortar em alguma parte o seu texto. Nesta hora trabalhe sempre com a visão de que a estrela é a informação e não você.

O Titulo é preferível que seja sempre claro e destacável.

Existe muitas outras coisas relacionadas ao texto que você aprenderá e até inventará de acordo com a sua experiência na blogagem. Mas por fim  use agregadores de conteúdo e mídias sócias para divulgar seu blog. Boa viagem

Victor Viana:  MTB 27666 é jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor e Problogger.  Nasceu em Cachoeiras de Macacu e reside em Búzios desde 2005. Casado, com a também jornalista Camila Raupp, é pai de dois filhos. Contatos:  victorvianajornalista@gmail.com ou 22 9837-3336 
www.blogaodoslagos.blogspot.com 

 @VianaBuzios  

Nenhum comentário:

Postar um comentário