11.12.12

Buzios: E suas estatuas! Ainda há muito o que dizer!!!!!!!






















A estatua que você conhecerá hoje é “O Profeta”, não se sabe se o nome original dela é esse. Mas o povo se acostumou a chama- La a assim. Essa estatua está na parcinha que fica próxima a Policlínica de Búzios. È uma parte onde o asfalto da Avenida José Ribeiro Dantas se encontra muito degradado e a falta de acostamentos em um local de curva perigosa é um dos maiores problemas do transito da única Avenida de Búzios. A estatua foi colocada ali pelas Igrejas evangélicas da Cidade. Originalmente ela o homem ensinando a duas crianças tinha nas mãos um livro ( a bíblia), mas esse foi roubada a mais ou menos um ano e meio. Até hoje não foi recolocado de volta pela prefeitura, tanto pela gestão anterior quanto pela gestão atual. Você vai me perguntar se eu vejo sentido nessa estatua como vi na do ex-escravo lá no bairro da Rasa. Olha, acho que sim, mas não tenho certeza. Tenho um fato curioso a contar sobre essa estatua: uma vez eu, minha esposa ( na época minha namorada) e uns amigos estávamos organizando grupos de visitação turísticas a Búzios, com intuito de divulgar também a cultura local e não somente as praias. Montamos então um roteiro de turismo religioso, que incluía outros municípios da Região dos Lagos. Fomos catalogando os pontos turísticos, e um de nosso amigos catalogou a estatua como um Jesuíta. Foi o padre de Búzios que informou a ele que na verdade nãos e tratava de um Jesuíta e sim de um monumento evangélico. Realmente, de alguma forma os Jesuítas estão na Genesis das cidades dessa região. O que eu quero dizer com isso é que não há uma explicação clara sobre aquele monumento. Tem uma placa que diz ser uma homenagem a bíblia. O homem lendo não tem o perfil de um protestante atual ( não está de terno ou gravata ) e se for a intenção retratar talvez um apostolo ou um cristão dos primeiros séculos, nos primeiros séculos do cristianismo não existia a bíblia como se conhece hoje ( ela estava sendo copilada, em partes sendo escrita, em pergaminhos). O numero de evangélicos em Búzios é enorme ( isso nãos e pode negar a população nativa de Búzios na maioria é ou evangélica ou católica), os budistas e ateus são na maioria turistas, veranistas ou moradores que escolheram vir morar aqui. Mas estatua está bem ali. Mas ela evoca a uma pergunta:  Julgue você mesmo com as informações que te dei se essa é uma estatua inútil ou não.









Nenhum comentário:

Postar um comentário