16.12.12

Jornalismo Gonzo: quem é Hunter e Perú Molhado.


Hunter, o jornalista doidão 
O Gonzo é um estilo de narrativa jornalística, que se assemelha muito a forma de narrativa cinematográfica, mas também faz uso de qualquer outra produção de mídia em que o narrador abandona total ou parcial qualquer pretensão de objetividade e se mistura a ação tanto opinando quanto até mesmo decidindo mesmo os rumos da reportagem. É marcado pelo humor, sátira e liberdade na escrita. Pondo de ponta a cabeça algumas regras clássicas do jornalismo o Gonzo foi criado pelo jornalista doidão, Hunter S. Tompsom.  Hunter foi incumbido de cobrir uma corrida de carros no deserto e acabou gastando todo o dinheiro com bebidas, drogas e prostitutas. Não tendo nada a apresentar para sua reportagem escreveu uma matéria narrando os acontecimentos  pela perspectiva de sua mente entorpecida. 


Minha primeira colaboração louca ao Perú 
Da década de 70 em diante este gênero foi logo cooptado por jovens politizados que viram nessa forma anárquica de fazer jornalismo um ótimo esconderijo para – através do humor e símbolos-  fazer critica social. No jornalismo brasileiro o Gonzo deixou sua marca desde o aclamado PASQUIM, passando pelo Planeta Diário e a Casseta Popular – de onde saíram todos os integrantes do Casseta e Planeta – assim como o Noticiário do Varela feito por Marcelo Tas, que hoje usa e abusa do Gonzo no CQC – principalmente pelos repórteres se misturarem a narrativa – e entre outros não se pode esquecer-se do trintão O Perú Molhado em Búzios no Rio de Janeiro.  O gênero Gonzo tinha apenas 20 anos quando o Perú começou sua louca historia Nesses trinta anos o Perú – que é  o mais antigo jornal de interior em atividade no Brasil – conquistou fãs e inimigos na mesma proporção. Intencional ou não o Perú realmente parece beber da fonte do Jornalismo Gonzo é fácil ver os traços desse gênero – que os mais conservadores nem consideram jornalismo – em suas notícias cheias de opinião e textos muitas vezes onde o repórter e mesmo o editor falam de si mesmo e de suas aventuras. 


Victor Viana:  MTB 27666 é jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor e Problogger.  Nasceu em Cachoeiras de Macacu e reside em Búzios desde 2005. Casado, com a também jornalista Camila Raupp, é pai de dois filhos. Contatos:  victorvianajornalista@gmail.com ou 22 9837-3336 

Nenhum comentário:

Postar um comentário