16.5.09

Professor demitido por causa de piada em Niterói


Há dez anos lecionando Química no colégio São Vicente de Paulo, em Niterói, o professor José Carlos Brasil foi surpreendido quarta-feira com uma notícia que abalou sua vida. Estava demitido. O motivo apresentado pela direção foram "questões éticas". Mas, entre os professores, comentou-se que a razão do desligamento foi o livro de piadas lançado por Brasil em fevereiro, com uma coletânea de piadas e brincadeiras feitas em sala de aula.

- Estava dando aula, por volta das 10h15m, quando o coordenador me tirou da sala. O diretor geral do colégio me disse que eu estava dispensado, atendendo a um pedido da coordenação. Na sala dos professores, disseram que foi por causa do livro de piadas. As brincadeiras ajudam a memorizar a matéria.
Não tem nenhum teor pornográfico nem agressivo, é um livro de humor - conta o professor, que recebeu centenas de mensagens de apoio de alunos no Orkut.

Para Brasil, foi uma decisão arbitrária, porque não houve nenhuma tentativa de diálogo antes da decisão da direção. Ouça o desabafo do professor.

Os alunos também publicaram no site de relacionamentos Orkut sua insatisfação com a atitude do colégio.

- Nunca faltei nem cheguei atrasado. Tenho um filho de quatro anos matriculado no colégio. Desde que fui demitido não o levei à escola. Quero evitar mais constrangimentos. Recebo ligações de pais de alunos e de estudantes o dia inteiro desde a demissão. Eu fico envaidecido porque eles gostam do trabalho - diz o professor.


Naldo MarqueZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário