8.5.09

Estamos repassando essa informação do blogueiro “O Terror do Nordeste”, pedimos a outros blogueiros que repassem também!!!














Responsável por um movimento inédito no Brasil, o de buscar mudar o judiciário, o movimento apelidado de “Saia às ruas” realizou manifestações em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (6). Segundo seu blog, o movimento é uma ação suprapartidária que reúne pessoas de todas as classes sociais, raças, religiões, ideologias, idades e condições sociais. O objetivo é a conquista de “um país mais justo, por uma nova luz no judiciário”. Por isso o simbolismo das velas em atos noturnos.


O movimento afirma que suas “as ações são radicalmente pacíficas. Porém ativas e com determinação total e contínua pelos seus objetivos”. As manifestações simultâneas na noite desta quarta-feira marcaram a segunda ação do movimento. A primeira manifestação ocorreu em 24 de abril, com 10 estudantes e ex-estudantes da UnB.

O chamado "ato dos 10" ocorreu apenas dois dias depois do bate-boca entre os juízes Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. “Para manter nosso caráter apartidário e plural, a coordenação do movimento solicita que todos os partidos políticos ou organizações religiosas entrem em contato conosco (61- 81619700) para saber como colaborar com o movimento. Todos são bem vindos, desde que dentro do espírito de participação ampla, apartidária e diversificada”, destaca o blog do Saia às ruas.

- Leia abaixo manifesto do movimento:

Manifesto do Movimento Saia às Ruas
Luz em nossa democracia inacabada

Há 30 anos o Brasil iniciou um processo árduo de transição democrática. Combatemos a ditadura militar às custas de sacrifício, sangue e lágrimas. O povo brasileiro, de maneira direta e contundente, disse não à opressão, não à desigualdade radical, não à pobreza. O símbolo de nossa vitória foi a Constituição de 1988, que estabeleceu as bases de um novo país. Um país que valoriza a participação social, que condena a discriminação de gênero, de raça e de classe. Queremos resgatar o espírito das Diretas! Uma democracia viva é aquela com o povo nas ruas!

O Judiciário é alicerce dos poderes de nossa República. O Supremo, como Corte Constitucional, representa isso em seu grau máximo. Entretanto, o que vimos no último ano foi uma “destruição” na imagem e na credibilidade do Judiciário. O presidente Gilmar Mendes conseguiu colocar a Suprema Corte do País contra o sentimento que está nas ruas! Além disso, contraria o pensamento do próprio tribunal que deixa de decidir como um colegiado e causa um prejuízo ao conjunto do Judiciário Brasileiro que passa a ficar desacreditado...

Nos últimos meses, temos sofrido calados ao dar-nos conta de que algumas das nossas conquistas mais nobres estão sendo ameaçadas. Sofremos porque percebemos que a Justiça ainda trata pobres e ricos de maneira desigual. Sofremos porque notamos que os privilégios de classe e o preconceito contra os movimentos sociais persistem na mais alta corte do Brasil. Nós nos sentimos traídos por quem deveria zelar – e não destruir – (por) nossa democracia: o Presidente do Supremo Tribunal Federal!...

(Quer ler o amnifesto na integra? Envie um e-mail para ocuringadebuzios@hotmail.com
e lhe enviaremos todo o manifesto!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário