29.12.12

Profeta Gentileza: um profeta contraditório

Eu o conheci.



José Datrino, chamado Profeta Gentileza, (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996) tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.







Um depoimento

Em dias de tanta rudez e bronquice- não confundir com bronquite- me lembrei do Profeta gentileza. Quando criança me encontrei por acaso com ele. Eu estava pegando um ônibus na Central do Brasil - acho que indo para Nova Iguaçu- junto a meu pai. Eu vestia o uniforme do colégio, ele entrou me olhou e disse: " Você estuda no seu colégio" ( risos). Eu por toda minha infância e adolescência até a juventude ame lembrava da cena e a achava engraçada. Depois mesmo conhecendo melhor a historia e a importância artística de sua obra inconsciente ainda achava meio sem sentido aquilo. Afinal eu usava uma blusa de escola, era fácil saber que eu estudava na minha escola (risos). Mas já adulto, foi minha esposa- Camila Raupp- que ao me ouvir contar a historia, me deu o sentido que eu precisava para ter ainda mais apreço por Gentileza. Camila Disse: " Talvez o que ele tenha querido te dizer é que você tem seu próprio caminho, não estuda no colégio de ninguém, nem de alguma instituição.” Estudo em meu próprio colégio. Obrigado Profeta pela sua gentileza, obrigado Camila por sua profundidade. .

Victor Viana @VianaBuzios - Jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor 

No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", no que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte-Americano e que foi considerado uma das maiores fatalidades em todo mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".

Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

Intervenção Urbana nas ruas do Rio homenageá o Profeta.





Infância:

Nascido em Cafelândia-Sp, no dia 11 de abril de 1917. Com mais onze irmãos, teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades.

O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".

Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.

Obra "Um Um muralista inconsciente"
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra
Controvérsias

Entretanto, um artigo de autoria da professora Luiza Petersen e do jornalista e escritor Marcelo Câmara, que conviveram com Datrino ("Jornal do Brasil" de 21/02/2010) e rebatido por outro artigo publicado no extinto Jornal do Brasil afirma que ele, apesar de falar em gentileza como um mantra, era "agressivo, moralista e desbocado [...] Vociferava, ofendia e ameaçava espancar transeuntes", ao ponto de às vezes ser necessário chamar a polícia para acalmá-lo. "Suas principais vítimas eram as mulheres de minissaia ou com calças apertadas, de cabelos curtos, que usavam maquiagem, salto alto e adereços [...] A maioria da população, especialmente as mulheres e crianças, fugia dele". A imagem que se criou dele após sua morte, segundo os autores, não corresponde às lembranças dos que conviveram com ele durante os anos 1960 e 1970





2 comentários:

  1. Meus pais comentavam a mesma coisa, que ele era um hipócrita, pois o mesmo já foi pego bêbado na rodoviária Novo Rio, agressivo e desbocado e hoje essa mídia cheias de lacuna e distorção dos fatos colocam e exaltam esse ícone do passado carioca e sua controversa realidade, lobo em pele de carneiro!!!! Parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo Anônimo. O personagem Gentileza marcou minha historia pelo fato narrado a cima, mas ao mesmo tempo eu não poderia deixar de relatar as contradições contidas no homem. Na verdade há quem afirme que ele sofria de sérios problemas mentais. Muito obrigado por sua participação aqui no Curinga. Volte sempre!

    ResponderExcluir