12.11.10

Búzios debutante! 15 anos...desafios para o futuro são maiores que os motivos de celebração.


">



Hoje Búzios comemora 15 anos de emancipação Politico-administrativa. Armação dos Búzios ou apenas búzios como é mundialmente conhecido tornou-se autônoma de Cabo Frio em 1995. Em um processo que envolveu diversos setores da sociedade – sendo quase unanime a decisão pela emancipação- Búzios é uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias

Búzios guarda uma rica historia – pouco ou nada conhecida dos turistas e até mesmo veranistas desse balneário- e até o momento nunca houve um projeto de envergadura a preservar e divulgar de forma competente esse legado.A pacata aldeia de pescadores aos poucos foi se transformando- como era de se esperar- num lugar de veraneio. No início os turistas alugavam as casas dos pescadores. O turismo em Búzios remete aos anos de 1940/1950, quando a cidade se resumia a um pequeno lugarejo. Começou a ser apreciada por representantes das elites carioca e paulista, que fizeram surgir as primeiras casas, concentradas até a década de 60 nas praias de Manguinhos e no atual Centro (praias do Canto e Armação).Esses visitantes recebiam em suas casas amigos ilustres, incluindo políticos e artistas, muitos deles estrangeiros. Com isso, a fama da cidade foi crescendo entre pessoas de alta classe socio-conômica e de diversos países.A silhueta topográfica de Búzios e suas praias paradisíacas, somadas à magia de seu astral, foram magnetizando seus visitantes que voltavam à seus países contando da energia e dos encantos desta península. No ano de 1973 a aldeia ainda se ligava a Cabo Frio com uma estreita estrada de terra, que nos tempos de chuva impedia a passagem seu único ônibus diário. A fama de Búzios foi atraindo estrangeiros, particularmente argentinos e franceses, que se instalaram na cidade e foram abrindo diversos negócios.


Brigitte Bardot
Foi assim que a localidade recebeu a mais cobiçada atriz de cinema da época, a francesa Brigitte Bardot- por mais que hoje já esteja meio ultrapassado sua imagem, não há como deixar de citá-la- que na ocasião namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil, e com ele se hospedou na casa do russo André Mouriaev, amigo do casal e então representante da ONU no Rio de Janeiro. Eles vieram passear e conhecer a cidade, e admirar mais as belezas do Brasil. Este fato foi em 1964. Naquele momento toda a imprensa mundial direcionou atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local. Mas sua imagem já demonstra sofrer um certo desgaste, fazendo com que outras referencias sejam elevadas para a promoção da imagem da cidade. Entre elas a figura originaria do pescador.



A chegada dos “Hermanos”
A cidade passou realmente a se desenvolver como "cidade turística" a partir da "tomada dos argentinos", no fim dos anos 1970. Fugindo da crise econômica em seu país, muitos argentinos chegaram a Búzios com bastante dinheiro, compraram muitas propriedades e estabeleceram residências e negócios. Até hoje uma fração significativa do comércio e da hotelaria está nas mãos de argentinos, que são também figuras comuns na cidade como turistas. Porém, a crise na Argentina desde os anos 90 limitou o fluxo de turistas argentinos.Hoje a população é essencialmente brasileira durante a baixa estação, com aproximadamente 15% de estrangeiros.

Crescimento desordenado e invasões e Emancipação
A exploração turística predatória e a ocupação imobiliária desordenada são um dos maiores problemas enfrentado pelo jovem município e o maior desafio dos próximos anos seja lá quem venha governar Búzios no futuro. Com o passar do tempo, grandes áreas foram compradas das famílias nativas, ou mesmo invadidas, e posteriormente loteadas. Era baixo o preço da terra e não havia restrições e controle sobre o uso do solo e edificações. Paulatinamente os moradores locais se deslocaram para regiões mais afastadas do núcleo original após embolsarem algum dinheiro com a venda de suas propriedades.
Ao mesmo tempo migrantes pobres foram chegando para trabalhar na construção civil (o que ocorre até hoje) e se estabeleceram nos bairros periféricos, na porção continental. O lugar foi crescendo rapidamente, assumindo um padrão urbano, porém sem a estrutura de suporte adequada.

Búzios foi crescendo rapidamente. Como distrito de Cabo Frio e sempre teve tratamento secundário – uma pratica comum do município de Cabo Frio com seus disritos- por parte dos antigos governos que, no entanto, beneficiavam-se da situação caótica da ocupação e da especulação imobiliária. Essa insatisfação foi um dos motores que promoveu a grande movimentação em prol da emancipação em 1995.
Búzios tem desde então passado por obras de infra-estrutura constantes, visando melhorias das condições de vida na cidade e dos aspectos visuais, direcionados para ampliação de sua atividade turística. Mas não podemos nos negar de diser que muito já se perdeu. Seria uma hipocrisia se escondêssemos esse fato. Mas ainda há o que se preservar e muito de belo e singular a oferecer.

3 comentários:

  1. Nossa Búzios... Tão linda... e tão mal cuidada....

    ResponderExcluir
  2. E vamos tentando manter o otimismo!

    Mas...

    ResponderExcluir
  3. Hermoso Buzios!! y ahora viviendo aquí por un tiempo! felicitaciones por el blog! suelo seguirlo en O Peru Molhado tambien! un gusto! lo invito por mi blog! hasta pronto!
    gambeteandoconladepalo.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir