26.9.10

Os blogues ganham força na Região dos Lagos. Leiam comentem e confiram os links.




OS blogues são um fenômeno que tomou o mundo a partir de 2003. No interior as coisas levam sempre mais tempo para engatar, mas neste momento a Região dos Lagos vê surgir a cada dia novos blogues e assiste outros mais antigos se imporem como alternativa de mídia.

Não é segredo que jornal e revista de interior- salvo raras exceções- são mais proclames empresariais , ou pior, partidários. Factoides sempre cheios de matérias pagas para divulgar as bondades de luminares da política local- que muitas vezes nem sabem escrever luminares- que qualquer outra coisa.

Hoje surgem e ganham leitores da própria região – o que é muito bom- blogues de assuntos variados. Jornalistas da antiga ainda torcem o nariz quando alguém chama algum desses blogues de imprensa. O nhen nhen é sempre o mesmo: “ Não há apuração da noticia ou do assunto, então não é jornalismo!”. O jornalismo de interior sempre carregado de atraso não enxerga que blog não é portal de noticia; blog é como uma coluna de jornal, só que mais dinâmica e interativa- vinculando-se a ele “Twitters” e “face books” da vida- e por tanto são na maioria das vezes artigos de opinião, cartas abertas ou crônicas. È verdade que há uma pancada de blogues criados para divulgar políticos ou partidos, mas essa é uma praga nacional e também mundial, não é dessa tralha que estou falando; falo de blogues independentes, de blogueiros – jornalistas ou não- que estão movimentando a noticia democraticamente e sem medo de se expor. Transformando a Web em espaço de reivindicação e vitrine de idéias e acontecimentos. Uma mídia que não depende dos Barões locais, que tem em suas empresas de comunicação trampolins para atingirem o poder publico.

Da sofrida Tamoios ( segundo distrito de cabo Frio) a badalada Búzios (antigo distrito de cabo Frio) passando por São Pedro da Aldeia até a bucólica Barra de São João e super populosa Rio das Ostras os blogues estão ai fazendo da blog esfera um canal de expressão.

Victor Viana

Podemos citar aqui alguns do muitos que já se consolidam como veículos de comunicação alternativa:

Búzios: Esse Curinga de Búzios www.curingadebuzios.blogspot.com Blog do Eduardo Almeida http://blogdoeduardoalmeida.blogspot.com Anjo Vadio em Búzios http://anjovadio.blogspot.com/ O que tem na Bolsa da Drika http://buziosdicasdadrika.blogspot.com

Cabo Frio: Blog do Willly Caolho http://blogdowillycaolho.blogspot.com Blog do Rafael Peçanha http://blogdowillycaolho.blogspot.com ZEL Total http://zelhumortotal.blogspot.com/

São Pedro da Aldeia: http://blocodoclovis.blogspot.com Blog O Vira Lata http://jbviralata.blogspot.com

O que rola pelos blogs http://alandochaparral.blogspot.com Um tanto quanto estranha http://umtantoquantoestranha.blogspot.com/ Voto Vivo http://votovivo.blogspot.com/

Rio das Ostras: Eu e Rio das Ostras http://eueriodasostras.blogspot.com/ Buteko do Gentil http://eueriodasostras.blogspot.com/

Se você tem um blog que está começando ou que já está na Web a algum tempo é gostaria de receber ajuda na divulgação, mande o link para a gente da uma olhada. Olha o nosso e-mail ocuringadebuzios@hotmail.com

9 comentários:

  1. Curinga! A carta do baralho que ora resolve um problemão, ora serve como uma substituta e, também serve para sujar algum jogo no qual não vai dar mais pra limpar. Mas vocês deram outra atribuição a palavra curinga. CURINGA DE BÚZIOS: O QUE CONTRIBUI PARA A CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE BÚZIOS E REGIÃO. Obrigado pela consideração, e, sempre que quiserem, podem contar comigo. Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Grande Willy! Um blog novo, mas que já se tornou referencia para toda a Região! Estamos junto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sabe é muito difícil fazer matéria para nossa Região as pessoas não aceita, e jogam pedra. Eu já estou na Web a 5 anos e já sofri muito, e quando pensei que já estava tudo bem, e reeditei a matéria do Guarda que foi preso em Saquarema como estuprador recebi vários comentário me ofendendo. Gostei da matéria esta de parabéns - A sobre a tal materia esta na Pagina - Galdino Saquarema em foco - Pelo Google pesquisa

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa do Curinga é uma via democrática e republicana. Venho conversando muito com ele sobre as novas oportunidades que o universo da internet tem proporcionado a liberdade de expressão.

    Acompanho a maioria dos blogs citados pelo autor. Alguns, por se mostrarem veículos de fofoquinhas e bateboca desenfreado sem um mínimo de razão para a coletividade, deixei de acompanhar.

    Galdino, acompanho o seu blog há muito tempo e seria uma perda muito grande para todos nós se você desistisse de sua ação. A maioria dos fatos ocorridos de Araruama até Maricá eu fico sabendo antes por causa do seu blog.

    Quanto ao Curinga e o Caolho, nem preciso dizer mais nada, seus textos brilhantes falam por vocês.

    ResponderExcluir
  6. Quero agradecer seu comentário Galdino. Eu leio seu blog ( quer dizer seus blogs!, são muitos rsrsr) mas não te sigo por que por alguma razão não consigo, vou tentar de novo. Não para não cara, vou divulgar
    a materia. Po Clovis, blogueiro e amigo. Desculpe-me por ter umas erratas no texto, só agora vi. Faltou o nome do seu blog e classificar como de SPD.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela lembrança lindo, você está lá firme e forte no meu tambem. Sigamos juntos. Cada um na sua praia. Se é que você me entende. rsrsrsr. NO STRESS!!

    ResponderExcluir
  8. Victor, meu nome é Marcos Serpa e eu edito um jornal em Araruama (O CARAPEBA).Gostaria de publicar o texto desse post na próxima edição, caso você autorize. Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Marcos desculpe-me a demora em te responder, é que só agora vi seu comentario. Pode publicar sim! Vai ser um prazer colaborar, me mande um exemplar por favor. e mais coisas sobre seu jornal que eu divulgo ele aqui!

    ResponderExcluir