31.1.11

O JB “Digital” e seus blogueiros que não sabem blogar.

O Presidente Lula lamentou o fim desse JB


 Foi de uma hora para outra. Um dia de repente o JB, o jornal impresso mais antigo do Brasil encerrou suas atividades. Uma semana antes o Perú Molhado, o jornal de interior a mais tempo em atividade no Brasil,  anunciava que sairia encartado no JB. Acho que foram pegos de surpresa também.  Então com grande alarde iniciaram-se os comentários de que o JB seria agora totalmente digital.

E realmente chegou o dia e JB impresso chegou ao fim e o da Internet começou, teve milhares de acessos em um dia.  Muito entusiastas  cantaram vitoria do digital sobre o impresso. Eu olhei descrente aquilo e comentei com amigos que era apenas curiosidade das pessoas. Não deu outra. Tá lá o JB! De digital não tem nada. Mantém no Maximo um jornalismo online- que já nasceu morto-  colando matérias do Portal UOl.

Mas o mais cômico é ver a lista de blogs do JB.  Se quer ser digital, blog tem que ser ponta de lança.  A maioria dos blogs do JB nem são atualizados com freqüência. O mais atualizado, por ser feito por vários jornalistas, é  o “ Coisa de Política” – com veteranos do jornalismo-   que sem saber fazem um blog colaborativo, mas não vão muito longe porque não respondem comentários e nem inserem ou fazem uso deles para criar as matérias do blog. Estão blogando como se escrevessem carta, quando blogar é manter conversa. Algumas iniciativas interessantes o JB está mantendo como disponibilizando todo o arquivo do século XX gratuitamente a todos na internet por exemplo. Mas para ser digital, falta pessoas, mas principalmente conhecimento por parte dos envolvidos sobre rede social - não confundir com Mídia Social- e espírito colaborativo. 

Os outros blogs; é lastimável, são mantidos por pessoas sem um mínimo de domínio sobre os os mecanismos da blogsfera. Vão lá  e escrevem uma matéria sobre o assunto de suas antigas colunas no impresso, e esperam que isso será visto como uma blogagem. Sugestão: Porque não contratam – ou propõe uma permuta- a  blogueiros reconhecidos para se hospedarem no site do JB? Interney, Eu vi o Mundo, Rebolinho, Mundo Gamp. Talvez até mesmo os maiores blogueiros do universo como O Curinga de Búzios, Bloco do Clovis, Anjo Vadio em Búzios Ravi Leaks entre outros da Região dos Lagos aceitassem dar um gás no JB.


Victor Viana @VianaBuzios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário