11.1.11

Jornal do Brasil pode demitir 70 e decretar o fim de sua versão digital Por Alex de Souza - 18:35:00 - 181 Views reprodução


reprodução

Depois de sair das bancas, JB corre o risco de sair do ar



RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Depois de pôr fim em sua versão impressa, em 31 de agosto do ano passado, e de ter feito um alarde sobre a migração cem por cento do papel para a internet, o 'Jornal do Brasil', que chegou a ser um dos maiores e mais importantes jornais do país, pode chegar definitivamente ao seu fim.
O REPÓRTER obteve, com exclusividade, a informação de que uma demissão em massa estaria sendo preparada para esta semana, notícia confirmada por funcionários da Editora JB, empresa que edita o JB Digital e é ligada a holding do empresário Nelson Tanure, a Docas Investimentos, que agrega outras empresas de ramos distintos.
Procurado por nossa reportagem, o diretor Institucional do 'Jornal do Brasil', Reinaldo Paes Barreto, foi taxativo ao dizer que as informações a que O REPÓRTER teve acesso "não correspondiam à realidade".
O diretor garantiu ainda, que não haveriam cortes como fora mencionado, mas que o jornal passaria por uma readequação.
"Não haverá demissões em massa; o que está havendo são ajustes pontuais no quadro funcional, de forma a nos adequarmos às atuais necessidades da empresa", disse Barreto.
No entanto, até a semana anterior, o 'Jornal do Brasil' contabilizava 120 funcionários, entre celetistas e pessoas jurídicas. De acordo com funcionários que pediram para não ser identificados, a meta é ter um quadro com 50 profissionais ou menos, até março.
O corte de funcionários previsto é de quase 60%, ou seja, 70 profissionais estão na lista das demissões que já começaram a acontecer. Entre os profissionais demitidos aproximadamente 40 jornalistas.
Ainda segundo as informações dos funcionários ouvidos pela nossa reportagem, com todo esse rebuliço na redação do centenário que está abrigado na Av. Paulo de Frontin, no Rio Comprido, o 'Jornal do Brasil' se transformaria numa fundação e a sede atual seria desocupada.
Sobre a 'Fundação Jornal do Brasil', Barreto disse ser "um projeto ainda muito embrionário que poderá vir a ser implantado futuramente, visando dar um cunho de maior utilidade pública ao CPDoc", que é o acervo que abriga a história das coberturas do JB e grande parte da história do Rio e do país, com ênfase em política, cultura e comportamento.
Falando sobre o fim da edição do 'Jornal do Brasil' na internet, Barreto não titubeou: "O JB Digital não chegará ao fim. Está sendo aperfeiçoado para ingressar em uma nova fase de maior seleção dos conteúdos e de maior interatividade com o leitor".
Um outro funcionário rebateu a informação de Barreto e afirmou que os custos atuais da edição digital do JB não têm tido o retorno esperado e que, por isso, a direção planeja sim, acabar com a edição do JB Digital. "A ideia dos administradores da marca é transformar o Jornal do Brasil em uma empresa de eventos, filantrópica, estilo Casa Brasil", afirmou o funcionário.
Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o 'JB Digital' não decolou, Reinaldo Paes Barreto discordou da afirmação. "Temos tido um animador número de acessos, com visitantes inclusive do exterior e uma crescente procura de “blogueiros” que se candidatam a hospedar os seus posts no nosso site. Ou seja: a experiência digital até agora está plenamente à altura das nossas expectativas."
Barreto não falou porém sobre números reais de audiência. O site do 'Jornal do Brasil' não é auditado por nenhuma empresa que possa validar ao mercado publicitário, por exemplo, um número confiável como os do Instituto Verificador de Circulação, o IVC, ou o Ibope.
Sobre os blogs, o JB tem atualmente 24 blogueiros, entre os quais, figuras conhecidas do jornalismo, que são também funcionários da casa, como Heloisa Tolipan, Iesa Rodrigues, Leandro Mazzini. Wilson Figueiredo, que foi braço direito do Dr. Nascimento Brito, antigo proprietário do centenário, Villas Bôas Corrêa, também do tempo da redação da Av. Brasil 500 e Mauro Santayanna. Os três dividem o blog "Coisas da Política", um dos mais atualizados.
O próprio Reinaldo Paes Barreto divide a diretoria institucional do jornal com o seu blog, sobre vinhos, "O Blog do Reinaldo", o qual não obedece uma periodicidade de postagens. O que acontece também com outros "blogueiros". O "Outras Páginas" de José Aparecido Miguel, foi atualizado em 20 de dezembro de 2010; o "Harmonia", de Rodolfo Valverde, não vê novas postagens desde maio do ano passado.
Em outro dado interessante, é possível notar que a maioria das notícias do tempo real é reproduzida do portal Terra, o que pode ser reflexo do número insuficiente de funcionários à disposição de tal ferramenta.
O tempo dirá quem está falando a verdade.

( Enviada por Telma Flora Jornalista via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário