26.1.11

Ivam morreu. do Cilicos a entrada de Geribá Búzios está mais triste.

Faleceu essa semana o Ivam ( O Perú Molhado noticiou) , era um daqueles personagens folclóricos de Búzios, Digo sem nenhum traço de brincadeira que senti sua morte. Nada sei sobre o Ivam, a não ser aquilo que o próprio jornal publicou; que era eletricista e tomou um choque e nunca mais foi o mesmo. Búzios é uma cidade de muitas Búzios, a minha Búzios cotidiana tinha Ivam como principal personagem. Uma vez eu e meu sogro oferecemos a ele umas roupas, ficou ofendido e mandou a gente tomar no cu.  Outra vez vendo ele já quase em coma, tentei convencer  um cara a não dar mais cachaça a ele, o próprio Ivam me mandou para algum lugar que dessa vez não entendi e disse que queria mortadela. Não era a mortadela comestível, era uma garrafinha de Caninha da Roça que tem um formato parecido com a da mortadela. Outra vez passando por ele junto a minha mãe, tentamos levantar ele que estava no chão; dessa vez quase perdi a paciência com ele. Xingou minha mãe de Deputada Federal! Que para ele devia ser ( só pra ele?) o mesmo que Filha da Puta rsrsrs.

Me lembro de outras coisas do Ivam, no meio da missa entrou e cantou com sua voz rouca e enrolada: “ Aveeeeeee Mariaaaaaa...” , sentaram ele no banco e ficou quietinho a  missa toda, as vezes  gritava que era primo de um tal padre Zuza.

Andava sempre de short sujo e curto- fosse o frio que fosse-  mas um dia alguém deu um banho nele e arrumou ele. Estava de calça e sapato, uma camisa social e acho que até sóbrio. Todos na rua brincando com ele e ele parecia tímido, diferente do comum. Foi a única vez.

E um dia me ofereceu uma garrafa de Black labe, disse a ele que não queria e me xingou de novo.

Uma vez teve um culto protestante na pracinha em frente a Igreja Católica de Búzios. Um pastor ou pregador – não sei- disse um tradicional “Sai demônio”. Ivam respondeu que a praça era publica e ficou horas falando em línguas desconhecidas, que era seu idioma natural, até o culto acabar. Há testemunhas disso.

Ficou um vazio no trajeto da Pizzaria do Cilicos até a entrada de Geribá ( onde fica a Igreja de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a Igreja da Assembléia de Deus ) .  Sentirei sua falta, me sinto triste enquanto escrevo essas bem humoradas lembranças do Ivam.

Victor Viana @VianaBuzios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário