11.8.13

II Conferência Municipal de Cultura de Búzios: você sabia?!!!!

photo by barbara kruger
Por 
Armando Mattos

Depois da publicação do Decreto 82 no Boletim Oficial (que ninguém lê) a Comunicação da Prefeitura publicou na sexta passada um post no Face book sobre a II Conferência Municipal de Cultura de Búzios. Fiquei pensando: por quê um evento tão importante não teve uma convocação mais eficiente para a adesão da sociedade? Afinal estamos elaborando um programa cultural para ser implantado no município durante os próximos dez anos com dinheiro do Fundo Nacional de Cultura. Por quê a informação circulou apenas na imprensa oficial e no âmbito de acesso limitado das redes sociais? O Decreto 82, de 16 de junho de 2013 deveria ter maior penetração junto a comunidade, os artistas, educadores, produtores culturais, associações civis, coletivos de pais, alunos e professores. Mas não, tanto a internet como o BO não são instrumentos de comunicação tão efetivos, seu acesso é limitado para partilhar com a comunidade assunto de tamanha importância. Nenhum outro meio de comunicação, nenhum jornal local fez menção a II Conferência nas duas semanas que sucederam a assinatura do ato oficial. Acredito que se fosse do interesse da Secretaria de Cultura divulgar estaria nas bocas, nas colunas, nos jornais, na radio talvez até nesses carros de som que enchem o saco. 

Várias pessoas que contactei não sabiam de nada, porque não houve a preocupação em divulgar nos jornais, nenhuma nota, nada! O prefeito deu uma entrevista depois de ter assinado o Decreto, foi questionado sobre o assunto e não aproveitou a oportunidade para mandar o recado para a população. Afinal trata-se da Conferência Municipal de Cultura da cidade um instrumento para integrar o município nos programas de cultura do governo do Estado e Federal. É através das Conferências de Cultura que a sociedade se organiza para entender suas prioridades e discutir suas necessidades na área cultural. Um mecanismo criado, ainda na gestão do ministro Gilberto Gil, que foi sendo ampliado pela participação da sociedade, fugindo do âmbito de gestão exclusiva do governo tornando-se um instrumento de participação ativa da população. É através dos parâmetros e Eixos temáticos discutidos numa Conferência que os municípios elaboram seu programa de gestão na Cultura.

A I Conferência Municipal de Cultura de Búzios, que aconteceu em 2009, foi amplamente divulgado e teve, por conta disso, a adesão numerosa de representantes de todos os segmentos que compõem a cultura na cidade. Participei da mesa de abertura a convite de Adair Rocha representante do Ministério da Cultura numa Conferência que durou dois dias para viabilizar a discussão dos eixos que compõem o Plano Nacional de Cultura. Um debate preparatório esclarecendo sobre os mecanismos do Fundo Nacional de Cultura. Agora apenas um post no facebook. Isso é uma falácia! Isso é um desrespeito com a Cultura, um descaso com a sociedade. O que estamos vendo é a manipulação de um mecanismo público importante para fomentar o desenvolvimento da cultura. Agora o que está sendo manipulado é a Conferência Municipal e antes disso os Fóruns de Cultura que, apesar da fala do Prefeito, inexistem. Cadê o Conselho de Cultura de Búzios? Esse mecanismo participativo entre governo e sociedade civil que ninguém do governo fala. Então, fala sério! Ou a equipe da Secretaria de Cultura de Búzios é boba ou está querendo deixar o Prefeito e a sociedade de fora das decisões sobre a cultura em Búzios. 

Publicado originalmente em O Perú Molhado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário