6.6.10

A HISTÓRIA DE VANDA ( Os dois primeiros capitulos da grandiosa historia de "Vanda", escrita por Arildo Guimarães)












CAP I: O QUARTO



Sentada sobre a cama a mulher olhava fixamente a janela e o dia de sol lá fora. Por entre a sua visão e a imensidão do mundo uma bela grade de proteção se estendia pela janela. Aquilo era um sinal de proteção, que deveria impedir aos que viessem de fora invadir o pequeno mundo de Vanda. Mas a mulher alisava a sua bela gata, que se espreguiçava sobre a cama e amolava suas unhas sobre a colcha branca, onde, aliás, era tudo branco naquele espaço. A gata agora olhava também a janela e vigiava com seus olhos felinos uma enorme borboleta que passeava contra a luz do sol e num repente ela pulou sobre a pequena Vanda, deu um salto sobre a cama até a janela e passou entre os ferros da grade e ganhou a liberdade do mundo, onde uma borboleta azul fazia peripécias acrobáticas no ar e a gata branca tentava a todo custo pegá-la.
Vanda ainda sentada sobre a cama sentiu-se mal, como se todo o branco do quarto avançasse sobre ela e o espaço que antes era um refúgio tranqüilo parecesse uma prisão inócua e sem vida. Mas seus olhos se fixaram na janela e a mulher como a gata deixou que a sua visão ultrapassasse as grades fortes de ferro e tomasse o mundo lá fora.
Como uma borboleta grandes asas de mariposas simplesmente nasceram no corpo esguio da mulher, impedindo que ela caísse sobre a cabeça de mil transeuntes que não estavam ali, aliás, lá fora não era o quarto de Vanda. Ela se assustou, mas as asas agora a levariam a qualquer lugar. O mundo lá fora não era mais o mesmo que a mulher um dia sonhou desbravar, tudo tinha um colorido azul, ora mudava para o verde, o vermelho. Era um mundo de cores e ela simplesmente voava com asas que não eram suas, mas que a levaram até uma enorme fila.
Vanda entrou na fila, lá na frente um grande cavalo sentado num belo trono de alfafa recebia oferendas de todos os tipos e lugares do mundo, muitos estavam ali para beijar os seus lindos cascos fendados. Ela olhou em volta e viu que ali tudo era de ouro, do chão ao teto, tudo era ouro polido e brilhante, mas aquele ouro lamentava algo. Velhas histórias de sofrimento e dor. Não era um ouro puro, era o ouro das almas perturbadas e dilaceradas a muito em um mundo que Vanda desconhecia. Despertando novamente a sua consciência, Vanda olhou em sua mão e lá estava um papel com o número 665, que marcava o seu lugar na fila para o Grande Cavalo. Ela sentiu que o dono do número 666, sussurrava algo em seu olvido, algo sobre liberdade e revolta e prazer. Logo sentiu que uma língua grande e escorregadia entrava por baixo do seu vestido e penetrava em sua vagina. A mulher teve um êxtase e desmaiou naquele mundo onde tudo que era para ser, só seria depois do fim do mundo.



CAP II.





OS FILHOS DE VANDA






Sentado na lua um insone observava a terra que lá de longe parecia um lugar calmo e tranqüilo. Mas nada era tranqüilo para Vanda, sua barriga crescera tanto que ali deveria ter pelo menos umas seis milhares de crianças, aquelas que foram mortas no massacre impetrado por Herodes o Grande, num tempo esquecido e que ninguém mais se lembra.
Vanda sentia-se muito mal, a hora estava chegando e ela caminhou até uma praia, ali seria o lugar onde ela iria dar a luz. Mas o barulho da música que vinha por todos os lados a atormentava, um milhão de pessoas dançavam freneticamente uma música que se repetia durante mil anos e ao fim do festim aquelas pessoas num transe frenético começaram a brigar uma luta que durou toda a estação das chuvas e no final jazia sobre a areia de Copabana um milhão de corpos que forram varridos e escondidos sobre a bela estátua do cristo redentor, que de braços abertos prometia abraçar toda a cidade.
Vanda caminhou até a água, mas aquela água do mar estava suja, um milhão de sapos e pererecas nadavam naquelas águas, mas a criaturas mais perigosas eram as bocas difamadoras que ali estavam perdidas há alguns séculos a espalhar mentiras sobre todas as coisas conhecidas. Aquelas bocas tinham a forma de um peixe, mas poderiam ser cobras no virar da noite e durante a manhã se transformavam em papel cheio de hieróglifos que recolhidas pelo governo eram vendidas como jornais, que depois de lidas e espalhar suas vulgaridades e obscenidades novamente eram descartadas e vinham dar na praia, onde se transformavam em bocas difamadoras.
Era chegada a hora, a mulher iria parir logo, e não havia um lugar sobre a terra que pudesse acolher aquela que daria luz as criaturas mais importantes já vistas nesse planeta que era observado pelo insone, que agora não mais na lua estava sobre o sol.
Depois de muita dor, e de gritar sem que ninguém viesse a ajudar a mulher deu a luz a sete seres. O primeiro foi o ponto, depois a vírgula, depois ao dois pontos, após a exclamação, o ponto e vírgula veio a seguir, um pouco depois nasceu à bela reticências e mais um pouco veio a nascer à interrogação.
Ali naquele lugar abandonado aquelas criaturas observam a sua mãe, uma mulher pequena e miúda que nunca antes saíra do seu quarto e agora era mãe de sete filhos incríveis. Cada um deles cresceu rápido e forte, mas o mais importante dele a interrogação era assediada por todos os povos do mundo pelo caos que ele poderia criar. Alguns achavam que aquela criança deveria ser queimada logo, outros tinham muito medo do que ela poderia trazer ao mundo, principalmente os demônios de vermelho. Deixar aquela criatura a solta seria um grande perigo, pois ela poderia despertar no homem a dúvida, e o homem nunca deveria duvidar daquilo que a TV dizia daquilo que o Grande Cavalo ordenava. Então Vanda vendo que ela e seu filho corriam risco fugiram dali escondidos dentro de uma carroça de ciganos que estavam passando pela praia de Copacabana.

CAP 3
O MUNDO DE VANDA... CONTINUA EM BREVE...











Arildo Guimarães foi ( mesmo que não goste de lembrar disso) um dos fundadores do aglomerado de ideias que alguns chamam de movimento, outros de ant-movimento "Nova Ordem". O texto "Vanda", foi uma das primeiras criações dessa trupe, e hoje pode finalmente sair das brumas da lenda e se revelar real e concreto.




7 comentários:

  1. MOREI EM BARRA DE SÃO JOÃO, NAS NOITES Q SAIAMOS OUVIAMOS FALAR DESTE LIVRO MAIS EU NAO SABIA QUEM ERA O ESCRITOR, ELE TEM OUTROS LIVROS LANÇADOS E DOWNLOAD VCS VÃO DISPONIBILIZAR? VLW...

    ResponderExcluir
  2. Anderson - Moro em tamoios e conheço o arildo de vista não sabia q ele escrevia...muito bom livro, é interessante...

    ResponderExcluir
  3. Há um projeto em conversação sobre livros da turma para download, mas ainda não ha nada oficial.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vcs estejam gostando da história, uma história que tem história. Espero ter inspiração para continuar e que não leve mais 10 anos até o fim. hehhehehehe

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha muita curiosidade de ler o Vanda, visto que lia sempre Victor Viana e Naldo Marquez falar dele. Não conheço o Arildo, mas gostei do que li.

    Esmael Carolho

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Espero que tenha periodicidade.

    Jujus

    ResponderExcluir
  7. marcos-vcs vão trabalhar com poesia aqui tbm? no blog...seria interessante.

    ResponderExcluir