3.5.11

O Segundo capitulo do livro para discussão e ...

O caminho para a escola

(se preferir escute o primeiro capitulo antes 03 - Captulo 1- Pegar o nibus.wav)

Passo andando em frente à Praça Santos Dumont. Você sabe quem é Santos Dumont, não é!? É o cara que inventou o avião! Ele era brasileiro, ele tem uma casa maneira lá em Petrópolis, fui com meu pai lá uma vez. Lá garoa muito e o meu guarda-chuva teve grande utilidade! Mas continuo o meu caminho, passando em frente ao cinema, a minha frente já vejo o mar; é a praia da Armação. Nela tem um píer que chega bem pertinho da ilhota que chamamos de “ilha do caboclo”, o meu amigo Vini nada até Lá. Viro à direita, vou pela orla, que se chama Bardot. Tem este nome para homenagear uma famosa atriz francesa a Brigitt Bardot. Ela passou as ferias aqui quando minha cidade era só uma vila de pescadores. Eu já vi uma foto dela, era maior gatona! Agora parece já é uma senhora e passa seu tempo brigando com paises da Ásia porque eles comem cachorro. Será que eles comem cachorro porque gostam, ou será que é porque são pobres? Meu avô me falou que Quando era criança, no sertão da Paraíba, ele encontrou uma família que de tanta fome comeu o cachorro que tinham em casa. Eu tenho um cachorro de estimação, como deve ter sido para as crianças daquela família comerem o cachorro deles? E a carne de Boi que eu como? O que separa o boi do cachorro na hora de comermos? Bicho estranho o ser humano. Tudo isso eu estou questionando debaixo do meu guarda-chuva sempre aberto. Quando penso nessas coisas injustas eu procuro não me irritar com os que implicam com o meu guarda-chuva. O sol ta se abrindo! È dia de semana, mas ta cheio de turistas estrangeiros, todos sorrindo; estão de ferias! Eles me olham e acham engraçado um garoto tão jovem com um guarda-chuva ou guarda-sol aberto, como dizem, é coisa de velhinha andar com o que se chama de sombrinha. Sigo eu pela Orla Bardot, passo em frente a estatua do JK. Você sabe quem é JK? Essas são as iniciais de Juscelino Kubichek. Foi presidente do Brasil em 1955, foi ele o idealizador da nossa capital “Brasília”. Que foi projetada pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. A estatua é engraçada. Ele esta de frente para o mar com uma das mãos levantadas e um dos pés sem sapatos. Finalmente fim da orla. Digo finalmente, só por dizer, na verdade gostaria que ela fosse maior. Você já sentiu isso em algum momento da sua vida? Vontade de que a rua não tenha fim ou que o carro em que você esta viajando nunca chegue? Cheguei na escola, o portão ainda não abriu, tem um bando de gente na frente da escola. Antigamente eu procurava chegar mais tarde para não ser aporrinhado enquanto espero para entrar. Mas sabe de uma coisa? Não da para ficar fugindo de tudo o tempo todo. É preciso enfrentar a vida. Caramba! Lá vem o Graco! O Graco é um valentão, “Zé mané" aqui da escola, todo mundo tem medo dele, sempre implica comigo e o meu guarda-chuva aberto. Para ele parar de me encher, eu quase fechei o meu guarda-chuva. Mas não! Não é por ele e nem por medo que eu irei fechar o meu guarda-chuva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário