2.12.10

Esperamos de Dilma uma revolução educacional. Sem a qual os avanços conquistados se perderão.


A presidenta eleita Dilma precisa definir rápido seu programa de Revolução Educacional. Nos oito anos do Governo Lula ouve um direcionamento de foco para o ensino superior e médio, mesmo que não alcançado avanços estruturais relevantes. Agora Dilma deve voltar sua visão para a educação de base. Pois se não for dessa forma a educação será como casa de belo telhado com alicerce podre.

Em artigo publicado no Jornal O Globo o Senador Cristovão Buarque disse: “ (...) definir o cronograma de federalização da educação de base , com uma carreira nacional de magistério e um programa federal de qualidade educacional em horário integral, com escolas bonitas,confortáveis e bem equipadas.” Cito esse ideólogo educacional por ser ele membro do PDT, partido do Prefeito de Búzios e da maioria dos que interam seu governo. ( foto-montagem de www.entosevendavais.blogspot.com)

Não se pode falar de programa de educação para o governo de Dilma, sem por ele na esfera de continuação de mudança social causada pela Bolsa Família e outras medidas sociais do governo Lula. Foi uma atitude simples – que, no entanto exigiu coragem, que não falto a Lula- de simplesmente transferir renda. Mas Dilma não terá êxito se somente continuar ou ampliar – inclusive aumentando o valor – o plano Bolsa Família. Dilma precisa solidificar esse avanço econômico da população mais pobre com educação forte e rápida para que esses agora caminhem com as próprias pernas.

Dilma não precisa ser uma espécie de “presidente de transição”, mais vulgarmente “Esquenta banco”. Pode e deve ir alem de Lula e se tornar aquela ( a mulher ) que deu ao povo brasileiro o verdadeiro poder “Educação/conhecimento” que nos fará dar vôos ousados como Nação.

Victor Viana no Twitter @vianabuzios
Siga também o blog no micro-blog @curingabuzios

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Muito bom. Só quero discordar de alguns pontos, pois na verdade o governo Lula investiu sim na educação de base.

    Por outro lado, o sen. Cristovam defende um modelo que seria a SOLUÇÃO para os problemas educacionais brasileiros, pois, na prática, tiraria a Educação das mãos de politiqueiros que infestam as prefeituras.

    Mas isso é um processo que ficou forte na Constituição de 88 e se intensificou durante o governo FHC. Hoje é uma tendência do Estado brasileiro difícil de mudar.

    ResponderExcluir
  2. Sua opinião é para lá de importante, visto o senhor ser professor. Mas o investimento de Lula na educação de base é mínimo diante das necessidades do pais. Espero de Dilma revolução educacional nada menos que isso.

    ResponderExcluir