Divulguei aqui no Curinga minha decisão de não dar mais dinheiro ao O Globo http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/12/vou-parar-de-dar-r-57500-ao-grupo-globo.html– ao Grupo Globo- e houve comentários- não aqui mas no Face Book- a favor e contra.
Sim o “O GLOBO” não me agrada. E para corroborar meu pensamento avistei um fato que demonstra o quanto o Grupo Globo está perdido na esfera jornalística com o seu principal jornal impresso. Diante dos alardes de que o impresso está em fase terminal – especialistas dão ainda 50 anos de vida a ele no Brasil- a imprensa do mundo inteiro corre para se reinventar. O aclamado Jornalismo de Web já nasceu morto e deu lugar ao impetuoso Jornalismo Digital trazendo com sigo conceitos e funções com ares de vanguarda, entre outras coisas o MOJO. Não se trata do personagem dos quadrinhos de aventura conforme está lá na Wikipédia. MOJO- Mobile Journalism- é o repórter que sai montado de tudo quanto é treco tecnológico móvel nas costas direto para a rua e de lá bombardeia - com critérios diferentes do repórter comum- o site de seu jornal ou seu próprio blog de informações escritas, visuais e de áudio. Alguns apuram e editam ali mesmo, sem voltar a redação, outros enviam a noticia crua para que na redação sejam transformadas em texto de impresso ou mesmo de web.
O Mais famoso dos recém-nascidos MOJOs é Kevin Site, do Yahoo, que acabou se tornando uma referencia na função de trabalhar em Multitarefa e agregando Multi-Plataformas. Já no Brasil o assunto começa a ganhar espaço e despertar interesse. E quem está saindo na frente? O Jornal EXTRA ! Sim, o jornal popular do Grupo Globo. E o principal jornal do Grupo- aquele que eu parei de comprar- está boiando no assunto, simplesmente o ignorando. O EXTRA montou um “Projeto 3G” onde os repórteres saem pelo Rio de Janeiro com Notebooks, celulares e conexões sem fio.
Essa é uma profissão ou função em experimentação, não se pode prever onde vai chegar isso, mas o certo é que esses profissionais não estão sendo formados em cursos de comunicação e muito menos nas empresas do ramo. Para ser um MOJO tem de ter conhecimento técnicos de aparelhos, de suas capacidades de operação, das aplicações especificas e ainda do que é possível fazer com eles em jornalismo. È claro, que há também necessidade de uma estratégia, não tem sentido sair disparando celular para tudo que se vê na rua.
São novos desafios que a direção do EXTRA já está assumindo enquanto a do O GLOBO ainda publicando aquele chatissimo Segundo Caderno.
Victor Viana @VianaBuzios e o blog @CUringaBuzios
sobre o processo colaborativo
ResponderExcluirA noticia é basicamente o relato ou registro de um fato importante para uma pessoa ou um grupo, e com elementos de exclusividade. È fato que existem interesses diversos em relação a um acontecimento abordado em noticia.
È assim que surge a linha editorial de um veiculo de comunicação ou simplesmente a tendência a enfocar mais um aspecto da noticia que a outros. Na Web isso é amenizado, mas não se extingue de todo, com o advento do processo colaborativo. Outras vão acrescentando dados diferentes e outros pontos de vista sobre o mesmo assunto Talvez esse processo de colaboração na informação seja o caminho que a os interessados em fazer circular as noticias dentro da Região dos Lagos de uma forma mais verdadeira e rápida. Como poderiamos começar isso aqui no Blogão?