28.12.10

Jornais atrasados: O vácuo de noticias sobre o processo de pedofilia de dono de escola em São Pedro da Aldeia deixa claro a incompetência da imprensa tradicional da Região dos Lagos.

Com exceção do Jornalista Renato proença que publicou no jornal O Mensageiro dos Lagos, e acabou sendo ameaçado de morte, nenhum jornal empreso ou televisivo da Região dos Lagos noticiou a acusação de estupro a uma menor de idade por parte do dono da Escola Disneylândia em São Pedro da Aldeia. Todas as informações circularam pela internet e por meios alternativos como no perfil do Twitter @Ocanhão e no blog www.jornallista.blogspot.com - onde se pode encontrar o numero do registro do processo- alem do tema ter se tornado discussão dentro do grupo Blogão dos Lagoshttp://www.facebook.com/home.php?sk=group_123708237685638&ap=1 no Face Book .

O Brasil tem a maior base mundial de usuários do Twitter. Somos também um dos maiores usuários do MSN, Orkut, Yahoo Respostas alem do Face Book que vem crescendo a passos largos. No entanto os meios de comunicação tradicionais da Região dos Lagos parecem não terem atentado ainda ao espírito interativo e colaborativo da Web 2.0. A falta de uma nota que fosse sobre o corrido em São Pedro da Aldeia demonstra, alem de falta de vontade em fazer um jornalismo realmente preocupado com a sociedade, o total despreparo para descobrir na Rede um furo de noticia. Se estivessem usando as ferramentas online como o Twitter e o Face Book teriam tido a informação de o quanto o assunto estava repercutindo em São Pedro da Aldeia e que pela web estava se transformando em discussão em vários municípios da região. Nessas mídias teriam podido apurar e montar matérias para o impresso como também para suas publicações online. Algum de seus jornalistas poderiam estar interagindo com os internautas e ajudando a separar o boato da noticia. A marca desse jornal estaria sendo marcada fortemente na mente dos que estivessem acompanhando e participando do debate. Mas ao contrário disso continuam mantendo suas paginas quadradas onde publicam o mesmo conteúdo que foi publicado no impresso. Na maioria seus jornalistas não tem um blog e quando tem mantém postagens em tom de palestra, ignorando que blogsfera é conversa, interação.

Victor Viana @ VianaBuzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário