14.5.10

Para aqueles que ainda não entenderam para que serve o Twitter




Muitos sites de redes sociais têm várias funções. Sites como o MySpace e o Facebook permitem que os usuários criem perfis, adicionem fotos, incluam recursos multimídia, mantenham um blog e integrem programas úteis ou bizarros em suas páginas iniciais. Mas uma empresa online com um serviço bem simples está rapidamente se tornando um dos mais famosos provedores de serviço na rede social: o Twitter.Então, o que o Twitter faz? Quando você se inscreve no Twitter, você pode usar o serviço para postar e receber mensagens de uma rede de contatos. Em vez de enviar uma dúzia de e-mails ou mensagens de texto, você pode mandar uma mensagem para sua conta no Twitter e o serviço a envia para todos os seus amigos. Os membros usam o Twitter para organizar reuniões inesperadas, manter uma conversa em grupo ou simplesmente para enviar uma novidade rápida e contar às pessoas o que está acontecendo.A história do Twitter está entrelaçada com a de algumas outras empresas na Internet. Os fundadores do Twitter são Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey. Alguns anos antes do Twitter ser criado, Williams criou o Blogger, um serviço de blog popular. O Google, gigante da Internet, comprou o Blogger e Williams começou a trabalhar diretamente para o Google. Em pouco tempo, ele e Biz Stone, na época um funcionário do Google, deixaram o gigante da Internet para fundar uma nova empresa chamada Odeo.

Kara Andrade/AFP/Getty Images
Biz Stone (à esquerda) e Jack Dorsey são os co-fundadores da Obvious, em São Francisco, uma empresa que começou com 10 pessoas e está por trás do popular Twitter

Apenas um pequeno texto

Algumas pessoas chamam o Twitter de micro-blogging, com mensagens muito curtas. Os usuários podem contar as novidades para as pessoas, como em um blog, mas o tamanho das mensagens é limitado pelo sistema
.



A Odeo é uma empresa que oferece serviços de podcasting. De acordo com Williams, ele não tinha um interesse pessoal em podcasting, e sob a sua orientação a empresa perdeu o foco por algum tempo. No entanto, um dos produtos da Odeo estava apenas começando a ganhar força: o Twitter, um novo serviço de mensagens. Stone nomeou o serviço de Twitter como uma comparação entre a troca de informações em pequenas porções e o gorjear dos pássaros, e apontou que muitos toques parecem com os cantos de pássaros [fonte: San Francisco Chronicle].

Quando o serviço se tornou uma parte mais importante da Odeo, Stone e Williams decidiram criar uma nova empresa com o Twitter como o produto principal. Williams comprou os direitos da Odeo e do Twitter de investidores, juntou a empresa e o serviço que já existiam e criou uma nova empresa chamada Obvious Corporation. Jack Dorsey se juntou à equipe e começou a desenvolver novas maneiras para os usuários utilizarem o Twitter, inclusive através de aplicativos de computador como mensagem instantânea e e-mail. Em março de 2006, o Twitter se separou da Obvious para se tornar uma empresa, a Twitter Incorporated.

Neste artigo, vamos aprender sobre a interface de programação de aplicativo (API) do Twitter. Vamos descobrir o que é um Tweet e ver todas as maneiras diferentes de criá-lo e lê-lo. Também vamos ver como o Twitter pode interagir com aparelhos móveis como os celulares.

Na próxima seção, vamos aprender exatamente o que é um Tweet. Leia mais em
http://informatica.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário