24.2.11

E a noite de autógrafos aconteceu!

Carla Luiza ( Ativista Ambiental e Humorista ) de Barra de São João 

Márcia Bispo ( Ativista Social e Blogueira ) de Búzios 
Anne Figueriedo levando o kit  

Um garoto que viu a movimentação e chegou e comprou. Legal. 

Alguém pegou a cadeira. 

Dona Ivanilde da Rasa e uma amiga da Califórnia. 
Os amigos foram chegando...



Realmente as 8 da noite do dia 22 – Terça Feira-  na Praça Santos Dumont  em Búzios ocorreu a noite de autógrafos do livro O Menino do Guarda Chuva escrito pelo blogueiro Victor Viana.
Foi um evento inusitado, que despertou a atenção dos passantes e freqüentadores assíduos da praça da cidade. O ambiente era de intimismo e descontração.  Foi como se um grupo de amigos que não se via a anos estivessem se reencontrando. Na verdade estavam quase todos se encontrando pessoalmente pela primeira vez. Já que todos se conheciam pelas atividades nas mídias sócias e blogsfera. 

Entre amigos de longa data e parentes do autor, era destaque esse encontro de blogueiros – na maioria membros da rede social Blogão dos Lagos, que se encontra em um grupo no Face Book. A Interação foi geral e a conversa fluiu entre assuntos ligados aos blogs, política local, cultura e causos engraçados.
Um evento simples desenvolvido como uma ação entre amigos.  O lançamento de um pequeno livro como mote para uma manifestação publica. De alguma forma rompeu-se com a rotina do lugar, alterou-se o ambiente com um novo acontecimento em plena praça.
Novos encontros como esse já estão a vista.

Em um determinado momento da noite o Professor Luiz do PT contando animado uma historia que tinha se iniciado sobre blogs e blogueiros parou e perguntou: “Do que eu estava falando mesmo?” . Eu disse que era sobre quando ele era da faculdade de engenharia, Clovis disse que era sobre alguma coisa relacionada a crentes e Julio que era sobre ter sido um hipy que fumou e não tragou. Bem, não faço idéia do que era o inicio da conversa mais estava divertida.
Clovis Bate Bola ( Ativista Social, Blogueiro e Artista Mult Mídia) de São Pedro da Aldeia entrevistando Tia Eva ( Artista Plástica e Artesã) de Búzios/Barra de São João 

Professor Luiz do PT ( Professor, Militante de esquerda e blogueiro) de Búzios.

Eu autografando com Luiz e Anne da ONG Ativa Búzios ao fundo. 


...e a festá começou
Ontem fiquei sem conexão. Os comentários que fiz foram pelo celular. Hoje quero agradecer a todos os envolvidos na linda e agradável noite que foi a de terça passada. Tive um dia bem atribulado, cheguei em casa em cima da hora. Ajudei a esposa a dar banho e arrumar as crianças, nos arrumamos e chamamos um taxi. Cheguei Na praça Marcia Bispo e Anne da Ativa Búzios já estavam lá. Márcia tinha sofrido um acidente de moto e ainda sim foi. Pus os livros no Banco da Praça- que Márcia e Anne já tinham demarcado- e logo Sandro do Perú Molhado – Fez o prefácio do livro- trouxe uma mesa e duas cadeiras emprestadas do boteco do Claudio- que dessa forma virou patrocinador do evento. Carlinha ativista ambiental e humorista de Barra de São João chegou e logo depois chegou minha mãe – Tia Eva- e meu pai, irmão , primos e tios. Meus sogros, cunhada e amigos de longa data. Depois chegou o Professor Luiz vindo direto da câmara dos vereadores de Búzios animado comprou logo uma cerveja e começou o papo divertido. Clovis Bate Bola chega junto do Happer Fabio Emecê – que de repente sumiu e só apareceu no final srrrs- assim começou as filmagens dos presentes e a captura de depoimentos que logo estarão disponíveis aqui.

Camila Gautto Viana ( Minha gata espetacular )  de Porto Alegre/Búzios! 

Mãe, sogra e meus filhos ( Daniel não tava animado srsr e o Davi vestiu a camisa) 

Eu e meu irmão Lei ( a pequena equipe do Curinga presente, faltou o Naldo Marquez) 

Fabio Emecê ( MC e Professor de Literatura ) explicando alguma coisa que não sei o que é 

Juju da Rasa marcou presença. 

Marcelo Lartigue Editor do Jornal O Perú Molhado.

E Tia Eva e Márcia Bispo finalmente se conheceram 

O casal da Rasa Sergio Abusart e Monica. 
muito a agradecer a Regina Florião que deu a idéia, a Sandro que fez o prefacio do livro e disponibilizou o Perú Molhado a todo o tempo para divulgar a iniciativa. A Márcia que alimentou a idéia e me fez querer fazer esse encontro. A Telma Flora que também me abriu espaço na 104 FM e movimentou amigos da imprensa para divulgar a noite, ela não pode comparecer por motivos de saúde e me ligou no outro dia. Ao Clovis que foi lá filmou e movimentou a festa, alem de ter desenvolvido comigo a nova logomarca do blog. Ao meu irmão Leo que esteve comigo na correria para fazermos as camisas do evento. Enfim, obrigado a todos.

O blogueiro e fotografo Julio Medeiros dando seu depoimento. 

Tia verá levando o seu para Cachoeiras de Macacu! 

Meu pequeno Daniel tranquilo no carrinho.

A Pipoca do Lucio fez sucesso. 

Meu pai levou logo 8 para distribuir aos amigos rsrsrs 

Dr. Ariel direto de Guaratinguetá no interior de São Paulo para essa noite. 

Antes de abrir o grupo Blogão dos Lagos, eu já vinha conversando com outros blogueiros sobre uma possível reunião informal da “classe” srsrsr. Mas de repente vi que ainda era cedo para isso. Era preciso primeiro desenvolver uma rede social.  Comecei a falar disso no Face Book e no Curinga. Uma noite mexendo no face aparece uma mensagem de que naquele momento estava entrando uma nova ferramenta  para o usuário dessa mídia, era esse sistema de grupos. Não pesei duas vezes e criei o Blogão dos Lagos. Comemorei quando atingimos 20 membros  e logo em seguida esses foram adicionando outros exponencialmente. Assim logo veio a necessidade de criar administradores para levar o Blogão adiante.  As vezes aparece alguém e diz sobre o “Blog do Victor”.  O Blogão não é meu. Eu criei, mas se eu sair ele não acaba! Sou junto com todos os envolvidos um animador dessa comunidade nascente que já gerou outros grupos mais específicos  e tem servido a seu objetivo de formar uma rede social. Pois pessoas que nunca antes teriam se conhecido hoje estão em contato umas com as outras. Isso é incrível. Mas podemos ainda muito alem. È só o começo.  A noite de autógrafos do meu livrinho acabou sendo uma reunião informal dos blogueiros- é evidente que não estava todos- mas havia uma representação de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João e quatro de Búzios. Isso pode se ampliar  e ficar mais forte. De forma informal vamos nos chegando até o momento certo para um seminário para blogueiros. Ia ser bem interessante. Mas por hora vamos fortalecer essa rede.
A movimentação  se iniciando 

Sandro Peixoto repórter do Perú Molhado- Fez o prefácio do livro e me pagou uma garrafa de agua. 
Grupos conversam

João Gautto ( Administrador) dá entrevista. 

5 comentários:

  1. Parabéns Victor. Noite muito bonita. Alto astral. Grande abraço, Luiz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luiz. Foi uma alegria te conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Elefante sente orgulho de ver um conterrâneo nativo de cachoeiras realizando seu sonho de moleque... parabéns Victor.

    Ainda hoje uma matéria falando da agonia que é lutar por seus sonhos tendo nascido em cachoeiras. http://elefantedecachoeiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A vitoria é nossa meu velho amigo. Você faz parte dos fatores que me ajudaram a conseguir isso. Logo será você. Estamos juntos.

    ResponderExcluir