20.4.09

Nações Unidas tentam evitar fracasso de conferência sobre o racismo.


Europeus deixam evento da ONU após presidente do Irã taxar Israel de 'racista'
Nações Unidas tentam evitar fracasso de conferência sobre o racismo.
Estados Unidos e aliados boicotaram o encontro em Genebra.
Os delegados de países membros da União Europeia abandonaram nesta segunda-feira (20) a Conferência da ONU sobre Racismo, em Genebra, depois que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, qualificou Israel de "racista" durante seu discurso.

"Depois do final da Segunda Guerra Mundial, (os aliados) recorreram à agressão militar para privar de terras a uma nação inteira, sob o pretexto do sofrimento judeu", disse. "Enviaram imigrantes da Europa, dos Estados Unidos e do mundo do Holocausto para estabelecer um governo racista na Palestina ocupada."
O líder iraniano criticou a ordem política mundial, ao afirmar que o Conselho de Segurança da ONU sempre "recebeu com o silêncio os crimes desse regime (israelense), como os recentes bombardeios contra civis em Gaza".
O iraniano foi vaiado -por dissidentes iranianos e por israelenses- e chamado de "assassino" ao falar, mas parte da plateia o aplaudiu.
Único chefe de estado que participa da conferência, o iraniano também denunciou as intervenções militares no Iraque e no Afeganistão, questionando se elas trouxeram a paz ou a prosperidade a seus povos.

O presidente iraniano continuou as constantes referências ao "sionismo mundial, que personifica o racismo", disse, e chamadas para uma reforma da ordem política internacional.


Boicote

Funcionários das Nações Unidas tentaram evitar o fracasso da conferência, boicotada pelos EUA e seus principais aliados, o que na prática cedeu o protagonismo a Ahmadinejad.

Os nove países que boicotam a conferência são Israel, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Itália, Holanda, Polônia, Nova Zelândia, e Alemanha. O argumento é que eles temeiam que ele servisse de plataforma para ataques a Israel que o presidente norte-americano, Barack Obama, qualificou como "hipócritas e contraproducentes".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que reuniu-se mais cedo com o presidente iraniano, disse que o texto da conferência está "cuidadosamente equilibrado" e que o evento é necessário para enfrentar as latentes tensões raciais que podem gerar violência e distúrbios sociais.

"Lamento profundamente que alguns tenham preferido ficar à parte. Espero que não o façam por muito tempo", disse Ban na conferência em Genebra, sob educados aplausos.

Os EUA anunciaram no sábado o seu boicote à reunião por entenderem que seu texto final reafirma termos adotados na última grande conferência da ONU sobre o racismo, em 2001, em Durban (África do Sul).

O mais incrível deste fato de discriminação e racismo são praticadas por países que levantam a bandeira do não racismo eu nunca entenderei; faça o que digo jamais estude o que eu fiz no passado, é brincadeira todos tem históricos racistas, hoje se beneficiam do não preconceito será que estas pessoas não estudaram a própria historia ou apenas se fazem de desentendidas é muito difícil saber...


Postado por Naldo Marquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário