25.4.09

Partido de Mandela deve vencer pleito com folga.



Partido de Mandela deve vencer pleito com folga.
Zuma dançou e bebeu, mas disse que não estava comemorando vitória.
Com 70% dos votos apurados até a manhã desta sexta-feira (24), o CNA (Congresso Nacional Africano), partido que tem Jacob Zuma como candidato, contabilizava 66,8% dos votos e, o AD (Aliança Democrática), partido de oposição liderado por Helen Zille, 15,9% nas cédulas nacionais. Às 7h na África do Sul, 3h horário de Brasília, quase 13 milhões dos votos já haviam sido contados.

Na província de Western Cape, onde fica a Cidade do Cabo, e diferente das outras oito províncias do país, a apuração já sinaliza vitória do AD. Do outro lado, no norte do país, nas províncias de Mpumalanga e Limpopo, a força do CNA é marcante. Nessas regiões, o partido de Zuma tem 85,6% e 84,4% dos votos nacionais, respectivamente.
Em Kwazulu-Natal, nordeste, um partido forte apenas nessa região garante o segundo lugar nas eleições nacionais. Atrás do CNA, com 64%, aparece o IPF (Inkata Partido da Liberdade) com 22,3%. O grupo e, especialmente, o presidente do partido, Mangosuthu Butelezi que perdeu um filho vítima da Aids, são conhecidos por críticas ao ex-presidente Thabo Mbeki (que governou o país de 1999 até 2008) em relação à política de combate à doença.
O CNA subiu ao poder nas eleições pós-apartheid e as duas outras seguintes. Em 2004, eles venceram com 69,6% dos votos.
Na noite desta quinta-feira, Zuma bebeu e dançou com outros líderes de seu partido. Ele não confirmou que estaria comemorando a vitória, no entanto.

-Parece que esta eleição, já esta ganha por Jacob Zuma, candidato forte que sempre liderou as pesquisas, a minha duvida no entanto seria quanto a eficiência deste candidato, por ser negro, ele já leva uma grande vantagem, mais ai que mora o perigo,sem querer ser racista basta ser negro e filiado a um grande partido para ser um bom candidato ?! eu sinceramente não sei, este senhor que acumula vários processos incluindo um por estupro, teve seus processos todos arquivados pouco antes das eleições, nós brasileiros conhecemos muito bem este comportamento, é o que seria o famoso jeitinho, muito perigoso por sinal.mais é impossível saber se Jacob Zuma será um bom candidato eu ficaria na duvida, com tantos jeitinhos , mais os problemas deste tumultuado país, talvez esteja na ideologia onde basta ser negro para estar quase certo; tão preconceito quanto, o praticado por brancos, mais pele ferida, é pele ferida não se discute, sem duvida um presidente negro pode amenizar um pouco a vida tão sofrida deste povo, talvez a praga dos candidatos de quinta categoria seja um vírus tão difícil de controlar quanto uma grave doença, resta apenas aguardar e ver se este senhor com seis esposas, vai dar conta de administrar um pais marcado pelo racismo, cruelmente praticado por brancos naquele país.




Postado por Naldo MarqueZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário