9.7.13

MOJO: Mais um artigo de Victor Viana no Observatório da Imprensa

O mais recente artigo de autoria de Victor Viana @VianaBuzios no conceituado Observatório da Imprensa.

Leia um trecho: 

‘MOJO’

O ‘Extra’ sabe o que é. Já ‘O Globo’...

Por Victor Viana em 09/07/2013 na edição 754
 
Divulguei uma vez nas redes sociais e no meu blog a decisão de não dar mais dinheiro ao O Globo e houve comentários a favor e contra. Sim, O Globo não me agrada. E para corroborar meu pensamento avistei um fato que demonstra o quanto o Grupo Globo está perdido na esfera jornalística com o seu principal jornal impresso. Diante dos alardes de que o impresso está em fase terminal – especialistas dão ainda 50 anos de vida a ele no Brasil – a imprensa do mundo inteiro corre para se reinventar. O aclamado jornalismo online, que já nasceu morto e deu lugar ao impetuoso jornalismo digital trouxe consigo conceitos e função com ares de vanguarda – entre outras coisas, o mojo. Não se trata do personagem dos quadrinhos de aventura, conforme está lá na Wikipédia. Mojo [Mobile Journalism] é o repórter que sai montado de tudo quanto é treco tecnológico móvel nas costas direto para a rua e de lá bombardeia – com critérios diferentes do repórter comum – o site de seu jornal ou seu próprio blog, com informações escritas, visuais e de áudio. Alguns apuram e editam ali mesmo, sem voltar à redação, outros enviam a notícia crua para que na redação seja transformada em texto de impresso ou mesmo de web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário