28.7.13

O Cristo Sumiu! Ele não está nas igrejas



Uma micro- novela de Victor Viana

Capitulo 1 - Ele estava encostado no balcã
o
Publicada originalmente em O Perú Molhado 

Ele estava encostado no balcã
o do bar. Fazia calor, como é comum no Brasil, e bebia cerveja. Estava acostumado ao vinho. Enfiou a mão no bolso da calça jeans tirou umas notas e pagou a cerveja sorrindo. Andando, andando, não querendo, mas bem querendo chegou à beira-mar. O vento era forte, resolveu amarrar os cabelos, fez um rabo de cavalo, ficou bonito. As moças o olhavam com admiração, ele se divertia com isso. Estava e era um homem feliz. Chegou ao alojamento onde morava com outros operários. Era um trabalhador braçal.
No fundo da igreja a procissã
o foi lentamente adentrando a nave até ao altar. O sacerdote beija-o e começa a celebração toda lida no breviário. Tudo parecia como sempre... Mas alguém dessa vez observou algo incomum. Esse alguém se levantou e gritou: “O Cristoo está na cruz! Ele não está aqui! Sumiu, não está na igreja!”. O que de início foi desconforto, logo se tornou um tumulto incontrolável. Isso se repetiu pelas igrejas do mundo a fora por todo aquele Domingo. Em outra igreja começava ao som de música bem alta a celebração. Os chavões repetidos em voz alta a todo o momento entremeado aos cantos, baterias e guitarras impediram por dias que se percebesse que algo estava diferente ali. Mas em meio a toda aquela euforia alguém rompeu o barulho e gritou ainda mais forte: “Isso tudo hoje é humano! O Espírito não está agindo!”. Como assim? Se o Espírito Santo não está agindo o Cristo entãoo está presente nesta igreja hoje. Pois o Espírito procede do Pai e do Filho e ambos procedem do Espírito em um movimento continuo que os revela como um só, e ao mesmo tempo singulares. Resumindo: O Cristo também não está nessa igreja. As igrejas do mundo inteiro estavam vazias. Para que ir a igreja se o Cristoo estiver lá? Mas por incrível que pareça o mundo não tinha mudado nada em meses (já haviam se passado meses) sem o Cristo nas igrejas. Se o Cristoo estaria nas igrejas onde estaria? Ele está no deserto! Alguns diziam. Ele está na montanha! Outros diziam. E o que mais se via era alguém apontando onde ele estava. E todos esses guias cegos diziam sempre que ele estava em suas igrejas e não nas dos outros. A confusão era total.

Capitulo 2 - A reuniã
o foi marcada

A reuniã
o foi marcada. Iriam se encontrar em terreno neutro. Escolheram os desertos congelados da Sibéria para ser o país ideal para aquela reunião secreta que ia acontecer, e aconteceu. Os sacerdotes ocidentais estavam todos sentados e não se levantaram quando a representante das comunidades e igrejas de terceira via chegou era uma mulher.

Os sacerdotes da ocidental nã
o estavam acostumados a verem mulheres no comando de igrejas. Sentaram-se todos, e pelos da ocidental, já podiam começar a reunião. Mas um assistente adentrou a sala aos gritos que mais um representante estava chegando. Era um sacerdote das igrejas do oriente.

Um dos assistentes cochichou nos ouvidos dos representantes sentados. Teriam realmente que se levantar e irem beijar, como é
o costume, o rosto barbudo do sacerdote da oriental. Com asco beijaram-no.

Com certo ar de satisfaçã
o por constrangê-los o da oriental sorriu. Todos se sentaram para montarem o tal plano que traria o Cristo de volta.


Capitulo 3 - Em um bar de Búzios Ele sentado com um casal conversava tranquilo.

No Bar
o homem diz a Ele: “Você sabia... como é mesmo seu nome?”. “Yeshua”, Ele responde. “Você é Judeu?”, “Sim, sou judeu!”. O homem parece satisfeito com a resposta e continua de onde tinha parado: “Você sabia que no início do cristianismo houve um padre que acreditava que Não haveria condenação eterna para ninguém? No fim até mesmo Satanás seria salvo pelo Cristo! É claro essa tese foi rejeitada oficialmente pela hierarquia dominante”. Ele escutava a tudo atentamente quando disse: “ Sim, o nome dele era Orígenes! Foi um grande teólogo da Igreja no Oriente”. “Você conhece? “Então sabe que a Igreja Ortodoxa hoje tem teólogos que estão reformulando esta ideia,e que a hierarquia dessa igreja não está se opondo a isso?”. Ele pareceu estar satisfeito com aquelas informações. A mulher do homem, que até então só ouvia disse: “ Sabia que Ariano Suassuna também pensa assim?”. “Ariano Suassuna, o que escreveu o Alto da Compadecida?”. “Sim, esse mesmo! Ele crê que se o Cristo veio para resgatar a toda a humanidade com seu sacrifício na cruz, seria então incoerente que ele não salvasse também o diabo.” Ieshua está para comentar o assunto quando alguém chama o homem da mesa pelo apelido de padre. Sereno e não aparentando estar surpreso Ele pergunta: " Você é padre?”. ‘Fui “. “Como assim foi?” . “Deixei a batina para me casar!”. “São casados de forma canônica?”. “Não, não consegui a licença do Vaticano, o que mais me entristece é não poder comungar.” Um ar de tristeza também toma conta do rosto de Yeshua. Ele fica absorto por um longo tempo, parece não estar ali... Quando iria falar alguma coisa outro homem entrou rápido pela porta do bar adentro aos gritos: “Yeshua! Yeshua!

Em outro lugar sentado em sala escura, cortinas fechadas, segredo total, os representantes das igrejas conspiram. “Acho que antes de qualquer coisa temos que descobrir onde ele está”. “bem
o que sei”, interrompeu o representante da oriental, “è  que Ele não está nas igrejas. Nem na minha e nem na de vocês”. “ Mas alguma coisa temos que fazer! E logo!”, gritou a representante das igrejas de terceira via. De volta ao bar...”Yeshua, você precisa vir. Está havendo uma briga entre os operários no alojamento!” Ele se levantou rápido e seguindo seu amigo chegou até ao alojamento. “ O que é isso? Estão brigando feito cães assim por quê?”, bradou com voz de trovão. A briga parou e um dos envolvido disse: “estava roubando comida”, apontava para um homem pequeno e branco, já um pouco calvo.

Essa historia continua assim que alguma editora se interessar por esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário